Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13875
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reestruturação produtiva e trabalho docente: um estudo sobre a reestruturação na educação básica e os impactos no trabalho docente na rede estadual de Patos de Minas MG a partir da década de 1990
Autor(es): Maciel, Rosana Mendes
Primeiro orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primeiro membro da banca: Lucena, Carlos Alberto
Segundo membro da banca: Antunes, Ricardo Luiz Coltro
Resumo: O presente trabalho consiste na concretização de uma pesquisa de Mestrado, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa intitulada Políticas e Gestão em Educação . Trata-se do trabalho realizado através de leituras, debates e reflexões desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade GPTES e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. O estudo discute a reestruturação produtiva na esfera educacional e seus impactos no trabalho docente da rede pública estadual de Minas Gerais, a partir de 1990 quando se intensificam as reformas educacionais no Brasil, particularmente em Patos de Minas - MG. Mais especificamente visa discutir os processos de proletarização e precarização do trabalho docente no que se refere à intensificação do trabalho, condições de trabalho e controle sobre o processo de trabalho; contextualizar e reestruturação da educação e do trabalho docente no cenário de mundialização do capital, especialmente no âmbito nacional, face às reformas educacionais dos anos 1990. O estudo inclui revisão de literatura, análise de documentos tais como Constituição Federal de 1988, LDB 9.394/96, Projeto Político Institucional, Plano de Carreira, Plano de Gestão, Resoluções, Diretrizes de órgãos responsáveis por deliberar sobre políticas públicas educacionais no Brasil. Tais reflexões estão fundamentadas em uma pesquisa empírica, realizada no município de Patos de Minas/MG. A hipótese que norteia a pesquisa é que as mudanças introduzidas neste contexto têm conduzido à intensificação e precarização do trabalho docente uma vez que as exigências do Estado frente às reformas educacionais ocorridas em Minas Gerais tem implicado em acréscimo de funções e maior controle do capital sobre o trabalho do professor. A pesquisa foi desenvolvida através da discussão teórica acerca da articulação dialética entre educação e trabalho, demonstrando também as modificações ocorridas com o processo de reestruturação produtiva.
Abstract: This work is the realization of a Master\'s Degree research , belonging to the Post-graduate studies in Education at the Federal University of Uberlândia, in the line of survey entitled \"Policies and Management in Education.\" This is the work done through readings, discussions and reflections developed in the Research, Labor, Education and Society Group GPTES and have the support of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. The study discusses the restructuring of production in the educational sphere and its impact on teaching the public state of Minas Gerais, since 1990 when they intensify the education reforms in Brazil, particularly in Patos de Minas -MG. More specifically: to discuss the processes of proletarianization and impoverishment of the teaching regarding to the intensification of work, working conditions and control over the work process; context and restructuring of education and teaching in the scenario of globalization of the capital, especially at the national level, regarding to the educational reforms of the 1990s. The study includes literature reviews, analysis of documents such as the Federal Constitution of 1988, LDB 9.394/96, Institutional Policy Project, Career Plan, Management Plan, Resolutions, Guidelines for agencies responsible for deciding on educational policies in Brazil. Such reflections are grounded in empirical, research conducted in the city of Patos de Minas / MG. The hypothesis guiding the research is that the changes introduced in this context have led to intensification and precariousness of teaching, since the requirements of the State, in accordance with the educational reforms in Minas Gerais, have generated an increase of functions and greater control of capital over the teacher\'s work. The survey was developed through a theoretical discussion about the dialectical link between education and work, also showing the changes that occurred with the restructuring process.
Palavras-chave: Educação básica
Trabalho docente
Reestruturação produtiva
Basic education
Teaching
Productive restructuring
Educação de base Patos de Minas (MG)
Professores de ensino fundamental
Educação e estado
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MACIEL, Rosana Mendes. Reestruturação produtiva e trabalho docente: um estudo sobre a reestruturação na educação básica e os impactos no trabalho docente na rede estadual de Patos de Minas MG a partir da década de 1990. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.154
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.154
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13875
Data de defesa: 6-Mar-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.