Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13873
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo da construção de conceitos básicos de eletricidade nos anos iniciais do ensino fundamental com uso de experimentação virtual
Título(s) alternativo(s): Study of construction of basic concepts of electricity in the early years of elementary school with the use of Virtual Experiments
Autor(es): Lima, Sorandra Corrêa de
Primeiro orientador: Takahashi, Eduardo Kojy
Primeiro membro da banca: Mendes, Elise Barbosa
Segundo membro da banca: Cruz, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza
Resumo: Para contemplar os desdobramentos de nosso trabalho, fundamentamo-nos na pesquisa de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida, aplicada e analisada uma metodologia para o início do processo de ensino dos conceitos de eletricidade, energia elétrica, corrente elétrica, isolante elétrico, condutor elétrico, circuito elétrico e resistência elétrica a estudantes (com idades entre 9 e 11 anos) do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da periferia da cidade de Uberlândia. No desenvolvimento das aulas, buscamos investigar: i) se é possível os alunos começarem a construir conhecimentos de Eletricidade, quando lhes é oferecido um experimento virtual como material de estímulo; ii) quais seriam os novos conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos; iii) se a experimentação virtual facilita o início da construção desses conceitos e iv) em que nível de desenvolvimento cognitivo os alunos se enquadram. Na análise da aquisição e desenvolvimento desses conceitos pelos estudantes, utilizamos as idéias sobre os processos de formação e assimilação conceitual de David Ausubel, complementadas com as idéias de Herbert Klausmeier sobre os níveis de desenvolvimento cognitivo de conceitos. Foi possível identificarmos, durante a aplicação da nossa metodologia, uma progressão do desenvolvimento dos estudantes na formação dos conceitos trabalhados durante o uso de uma experimentação virtual, especialmente sobre circuito elétrico, condutor elétrico, isolante elétrico e energia elétrica, pela participação ativa nas discussões fazendo uso desses rótulos conceituais e na apresentação de suas idéias correlacionadas, as quais se mostraram progressivamente mais complexas no aspecto proposicional e mais consistentes do ponto de vista lógico-científico. Os alunos demonstraram apresentar indícios da assimilação desses conceitos no nível formal do desenvolvimento cognitivo.
Abstract: In this work, we developed a qualitative research related to the implementation and analysis of a method for initiating the teaching process of concepts of electricity, electric energy, electric current, electrical insulator, electrical conductor, electrical circuit and electrical resistance to students of the 4th grade of elementary education (ages 9 to 11 years) at a public school situated on the suburb of the city of Uberlândia. In developing the lessons, we investigate: i) if the students can begin to build knowledge of Electricity, when one offers a virtual experiment as stimulus material, ii) what are the new knowledge and skills acquired by students; iii) if the virtual experimentation facilitates the begining of construction of these concepts and iv) what is the cognitive level of these students. In the analysis of the acquisition and development of these concepts by students, we use the ideas about the formation processes and conceptual assimilation of David Ausubel, complemented by the ideas of Herbert Klausmeier on levels of cognitive development of concepts. It was possible to identify, during the application of our methodology, a developmental progression of students in the formation of the concepts that were worked during the use of a virtual experimentation, especially on electrical circuit, electrical conductor, electrical insulation and electricity, through the active participation of the students in discussions using these labels and in the presentation of the conceptual ideas correlated, which were shown in progressively more complex and more consistent propositional aspect from the logical and scientific point of view. Students have demonstrated evidence of assimilation of these concepts in the formal level of cognitive development.
Palavras-chave: Eletricidade
Ensino fundamental
Experimentação virtual
Construção de conceitos
Electricity
Elementary school
Virtual experiments
Development of concepts
Eletricidade Estudo e ensino
Realidade virtual
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: LIMA, Sorandra Corrêa de. Study of construction of basic concepts of electricity in the early years of elementary school with the use of Virtual Experiments. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.32
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.32
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13873
Data de defesa: 14-Fev-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.