Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13873
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Estudo da construção de conceitos básicos de eletricidade nos anos iniciais do ensino fundamental com uso de experimentação virtual
Other Titles: Study of construction of basic concepts of electricity in the early years of elementary school with the use of Virtual Experiments
metadata.dc.creator: Lima, Sorandra Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Takahashi, Eduardo Kojy
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Elise Barbosa
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Sonia Maria Silva Corrêa de Souza
metadata.dc.description.resumo: Para contemplar os desdobramentos de nosso trabalho, fundamentamo-nos na pesquisa de abordagem qualitativa. Foi desenvolvida, aplicada e analisada uma metodologia para o início do processo de ensino dos conceitos de eletricidade, energia elétrica, corrente elétrica, isolante elétrico, condutor elétrico, circuito elétrico e resistência elétrica a estudantes (com idades entre 9 e 11 anos) do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da periferia da cidade de Uberlândia. No desenvolvimento das aulas, buscamos investigar: i) se é possível os alunos começarem a construir conhecimentos de Eletricidade, quando lhes é oferecido um experimento virtual como material de estímulo; ii) quais seriam os novos conhecimentos e habilidades adquiridos pelos alunos; iii) se a experimentação virtual facilita o início da construção desses conceitos e iv) em que nível de desenvolvimento cognitivo os alunos se enquadram. Na análise da aquisição e desenvolvimento desses conceitos pelos estudantes, utilizamos as idéias sobre os processos de formação e assimilação conceitual de David Ausubel, complementadas com as idéias de Herbert Klausmeier sobre os níveis de desenvolvimento cognitivo de conceitos. Foi possível identificarmos, durante a aplicação da nossa metodologia, uma progressão do desenvolvimento dos estudantes na formação dos conceitos trabalhados durante o uso de uma experimentação virtual, especialmente sobre circuito elétrico, condutor elétrico, isolante elétrico e energia elétrica, pela participação ativa nas discussões fazendo uso desses rótulos conceituais e na apresentação de suas idéias correlacionadas, as quais se mostraram progressivamente mais complexas no aspecto proposicional e mais consistentes do ponto de vista lógico-científico. Os alunos demonstraram apresentar indícios da assimilação desses conceitos no nível formal do desenvolvimento cognitivo.
Abstract: In this work, we developed a qualitative research related to the implementation and analysis of a method for initiating the teaching process of concepts of electricity, electric energy, electric current, electrical insulator, electrical conductor, electrical circuit and electrical resistance to students of the 4th grade of elementary education (ages 9 to 11 years) at a public school situated on the suburb of the city of Uberlândia. In developing the lessons, we investigate: i) if the students can begin to build knowledge of Electricity, when one offers a virtual experiment as stimulus material, ii) what are the new knowledge and skills acquired by students; iii) if the virtual experimentation facilitates the begining of construction of these concepts and iv) what is the cognitive level of these students. In the analysis of the acquisition and development of these concepts by students, we use the ideas about the formation processes and conceptual assimilation of David Ausubel, complemented by the ideas of Herbert Klausmeier on levels of cognitive development of concepts. It was possible to identify, during the application of our methodology, a developmental progression of students in the formation of the concepts that were worked during the use of a virtual experimentation, especially on electrical circuit, electrical conductor, electrical insulation and electricity, through the active participation of the students in discussions using these labels and in the presentation of the conceptual ideas correlated, which were shown in progressively more complex and more consistent propositional aspect from the logical and scientific point of view. Students have demonstrated evidence of assimilation of these concepts in the formal level of cognitive development.
Keywords: Eletricidade
Ensino fundamental
Experimentação virtual
Construção de conceitos
Electricity
Elementary school
Virtual experiments
Development of concepts
Eletricidade Estudo e ensino
Realidade virtual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LIMA, Sorandra Corrêa de. Study of construction of basic concepts of electricity in the early years of elementary school with the use of Virtual Experiments. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13873
Issue Date: 14-Feb-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.