Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13846
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG
Autor: Silva, Ana Cecília Oliveira
Primer orientador: Previtali, Fabiane Santana
Primer miembro de la banca: Bezerra Neto, Luiz
Segundo miembro de la banca: Lucena, Carlos Alberto
Resumen: O objetivo deste trabalho é discutir o projeto educacional das escolas municipais rurais de Uberlândia/MG a fim de verificar em que medida o projeto adéqua-se às especificidades de estudantes no campo tal como dispõe a LDB 9.394/69. A metodologia utilizada implicou em ampla revisão bibliográfica e documental sobre o tema e pesquisa de campo com aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas às diretoras e à coordenação pedagógica das escolas. O trabalho de campo foi realizado no primeiro semestre de 2009 em 5 escolas municipais rurais selecionadas segundo critérios de localização e características da comunidade no entorno da escola. Constatou-se que o modelo de gestão, os conteúdos, os projetos e a formação de professores das escolas rurais do município seguem a mesma lógica das escolas urbanas, confirmando a tese neoliberal vigente de que modernização é sinônimo de urbanização da sociedade. Tem-se então a mera adaptação do serviço educacional oferecido na cidade para o campo, subjugando a população camponesa a este modelo que desconsidera a sua cultura e está dissociado de suas vivências. Concluiu-se que o ensino oferecido nas escolas do campo reproduz os valores hegemônicos da sociedade capitalista burguesa de forma ainda mais precarizada que na cidade e pouco está contribuindo para uma formação crítica do sujeito social de si mesmo e do meio sóciocultural e educacional em que vive. Em contrapartida ao modelo educacional vigente, problematiza-se o projeto educacional defendido pelos movimentos sociais no campo, fundado na educação pelo e para o trabalho.
Abstract: The purpose of this paper is to discuss the educational project of the rural schools of Uberlândia/MG and to see how the project meets the specific needs of students in the field as presents in the LDB-9,394/69. The methodology included extensive literature review and research in papers about the subject and field research with application of questionnaires with semi-structured interviews to schoolmaster and school s pedagogical coordination. The fieldwork was conducted in the first half of 2009 in five Rural Municipality School selected according to criteria of location and characteristics of the community surrounding the school. It was noted that the management model, the content, the projects and the training of teachers from rural schools follow the same logic of urban schools, confirming the current neo-liberal thesis that modernization is synonymous of urbanization of society. See the mere adaptation of educational service offered in the city to the countryside, subjecting the peasant population to this template which disregards their culture and is decoupled from their experiences. It was concluded that the education offered in the schools of countryside reproduces the hegemonic values of bourgeois capitalist society even more precarious than in city and this education is contributing very little to a critical social formation of the subject itself and in the transformation of the socio-cultural environment and educational in which he lives.
Palabras clave: Educação no campo
Trabalho
Movimentos sociais no campo
Field education
Labor
Social movements in the countryside
Educação rural
Educação rural Uberlândia (MG)
Sistemas de escolas municipais Uberlândia (MG)
Política e Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Ana Cecília Oliveira. Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13846
Fecha de defensa: 29-mar-2011
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Diss Ana.pdf1.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.