Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ana Cecília Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.available2011-06-16-
dc.date.available2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.issued2011-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Cecília Oliveira. Educação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MG. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13846-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to discuss the educational project of the rural schools of Uberlândia/MG and to see how the project meets the specific needs of students in the field as presents in the LDB-9,394/69. The methodology included extensive literature review and research in papers about the subject and field research with application of questionnaires with semi-structured interviews to schoolmaster and school s pedagogical coordination. The fieldwork was conducted in the first half of 2009 in five Rural Municipality School selected according to criteria of location and characteristics of the community surrounding the school. It was noted that the management model, the content, the projects and the training of teachers from rural schools follow the same logic of urban schools, confirming the current neo-liberal thesis that modernization is synonymous of urbanization of society. See the mere adaptation of educational service offered in the city to the countryside, subjecting the peasant population to this template which disregards their culture and is decoupled from their experiences. It was concluded that the education offered in the schools of countryside reproduces the hegemonic values of bourgeois capitalist society even more precarious than in city and this education is contributing very little to a critical social formation of the subject itself and in the transformation of the socio-cultural environment and educational in which he lives.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação no campopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectMovimentos sociais no campopor
dc.subjectField educationeng
dc.subjectLaboreng
dc.subjectSocial movements in the countrysideeng
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEducação rural Uberlândia (MG)por
dc.subjectSistemas de escolas municipais Uberlândia (MG)por
dc.subjectPolítica e Educaçãopor
dc.titleEducação no campo e trabalho: um estudo das escolas municipais rurais de Uberlândia-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Previtali, Fabiane Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790275H8por
dc.contributor.referee1Bezerra Neto, Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792187P9por
dc.contributor.referee2Lucena, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4104456Z6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir o projeto educacional das escolas municipais rurais de Uberlândia/MG a fim de verificar em que medida o projeto adéqua-se às especificidades de estudantes no campo tal como dispõe a LDB 9.394/69. A metodologia utilizada implicou em ampla revisão bibliográfica e documental sobre o tema e pesquisa de campo com aplicação de questionários com entrevistas semiestruturadas às diretoras e à coordenação pedagógica das escolas. O trabalho de campo foi realizado no primeiro semestre de 2009 em 5 escolas municipais rurais selecionadas segundo critérios de localização e características da comunidade no entorno da escola. Constatou-se que o modelo de gestão, os conteúdos, os projetos e a formação de professores das escolas rurais do município seguem a mesma lógica das escolas urbanas, confirmando a tese neoliberal vigente de que modernização é sinônimo de urbanização da sociedade. Tem-se então a mera adaptação do serviço educacional oferecido na cidade para o campo, subjugando a população camponesa a este modelo que desconsidera a sua cultura e está dissociado de suas vivências. Concluiu-se que o ensino oferecido nas escolas do campo reproduz os valores hegemônicos da sociedade capitalista burguesa de forma ainda mais precarizada que na cidade e pouco está contribuindo para uma formação crítica do sujeito social de si mesmo e do meio sóciocultural e educacional em que vive. Em contrapartida ao modelo educacional vigente, problematiza-se o projeto educacional defendido pelos movimentos sociais no campo, fundado na educação pelo e para o trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753560-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Ana.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.