Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13835
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação Matemática: processos formativos e a sua interface com as mídias |
Autor(es): | Nunes, Carlos Alessandro |
Primeiro orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primeiro membro da banca: | Tonus, Mirna |
Segundo membro da banca: | Morelatti, Maria Raquel Miotto |
Resumo: | A presente dissertação foi estruturada a partir do acompanhamento sistemático do percurso de um projeto de extensão com interface com a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tendo como um de seus objetivos realizar uma discussão sobre a formação permanente do professor, o processo de autoria dos sujeitos da pesquisa, bem como da inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. Tal objetivo determinou nossa participação, durante o biênio 2008/2009, como pesquisadores do curso Mídias nas Aulas de Matemática (Módulos I e II), oferecido aos professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental na rede pública e/ou privada, observando o ambiente presencial com o apoio do semipresencial, tendo como questão norteadora que rege nosso estudo: Compreender o processo de Educação Digital do Professor de Matemática do Ensino Fundamental, numa perspectiva da constituição dos saberes docentes . Como percurso metodológico da pesquisa pautamo-nos nas contribuições de González Rey realizando nossa pesquisa, orientados pelos princípios da Epistemologia Qualitativa, que pressupõem a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Por meio das observações e filmagens registradas em Notas de Campo, entrevistas e questionários construímos os dados que permearam nossas análises. A partir de nossas análises verificamos que os processos formativos podem desenvolver um processo de socialização e produção de saberes docentes que viabilize aos professores utilizarem sua criatividade atuando como autores de práticas educativas permeadas pela utilização crítica e consciente das tecnologias de informação e comunicação. Portanto, nosso trabalho nos revelou que a experiência dos sujeitos nos processos formativos, dos momentos de interatividade, interação mediada e interação pessoal e suas vivências no dia a dia da escola, constituem fatores fundamentais na constituição e construção da autonomia-autoria dos sujeitos, consolidando um processo de ensino-aprendizagem significativo para docentes e educandos que se revelaram a partir da produção de materiais didáticos digitais. |
Abstract: | This present research has been organized based on the systematic observation of the Extension Project with interface about the scientific research and technological development. Having as one of its goals to make a discussion about the ongoing training of teachers, the authorship process of the research subjects, as well as the integration of information and communication technologies in the teaching-learning. This purpose determined our participation during the years 2008/2009 as researchers of medias courses in the math classes (Nod I and II) attended to the math teachers who teach in Elementary Education in public and/or private schools observing the presence relations with the no presence support, which the important focus on the studies: Understand the digital Educational process of math teacher from the Elementary Education in a viewpoint of constitution of teaching knowledge . As methodological studies of the research, we focused on the contributions of González Rey, doing our research based on the Qualitative Epistemology principles, which contribute with the knowledge production through the helpful analysis interpreting. It was based on observations and recordings done in the areas, interviews and questions, we could have the informations found in our studies. We realize that the formative process can be developed in socialization process and creation of teaching know-how which helps them use their creativity during their educational practices, based on critics and conscious of technological and communicative information. However our research shows us the subjects experiences in the formative process in the interaction moments, mediate interactions and person one, also their day-bay-day experiences in class, form important factors in the constitution of autonomy authorship of the subjects expressing the effective teaching-learning process for teachers and learners that appeared since they got the didactic and digital materials. |
Palavras-chave: | Formação docente Educação digital Educação matemática Blog Autoria Autonomia Teaching process Digital education Mathematics education Blog Autorship Autonomy Professores de Matemática - Formação Matemática - Estudo e ensino Ensino gerenciado por computador |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | NUNES, Carlos Alessandro. Educação Matemática: processos formativos e a sua interface com as mídias. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13835 |
Data de defesa: | 27-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diss Carlos.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.