Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13835
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação Matemática: processos formativos e a sua interface com as mídias
Author: Nunes, Carlos Alessandro
First Advisor: Souza Junior, Arlindo José de
First member of the Committee: Tonus, Mirna
Second member of the Committee: Morelatti, Maria Raquel Miotto
Summary: A presente dissertação foi estruturada a partir do acompanhamento sistemático do percurso de um projeto de extensão com interface com a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Tendo como um de seus objetivos realizar uma discussão sobre a formação permanente do professor, o processo de autoria dos sujeitos da pesquisa, bem como da inserção das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem. Tal objetivo determinou nossa participação, durante o biênio 2008/2009, como pesquisadores do curso Mídias nas Aulas de Matemática (Módulos I e II), oferecido aos professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental na rede pública e/ou privada, observando o ambiente presencial com o apoio do semipresencial, tendo como questão norteadora que rege nosso estudo: Compreender o processo de Educação Digital do Professor de Matemática do Ensino Fundamental, numa perspectiva da constituição dos saberes docentes . Como percurso metodológico da pesquisa pautamo-nos nas contribuições de González Rey realizando nossa pesquisa, orientados pelos princípios da Epistemologia Qualitativa, que pressupõem a produção do conhecimento por meio da análise construtivo-interpretativa. Por meio das observações e filmagens registradas em Notas de Campo, entrevistas e questionários construímos os dados que permearam nossas análises. A partir de nossas análises verificamos que os processos formativos podem desenvolver um processo de socialização e produção de saberes docentes que viabilize aos professores utilizarem sua criatividade atuando como autores de práticas educativas permeadas pela utilização crítica e consciente das tecnologias de informação e comunicação. Portanto, nosso trabalho nos revelou que a experiência dos sujeitos nos processos formativos, dos momentos de interatividade, interação mediada e interação pessoal e suas vivências no dia a dia da escola, constituem fatores fundamentais na constituição e construção da autonomia-autoria dos sujeitos, consolidando um processo de ensino-aprendizagem significativo para docentes e educandos que se revelaram a partir da produção de materiais didáticos digitais.
Abstract: This present research has been organized based on the systematic observation of the Extension Project with interface about the scientific research and technological development. Having as one of its goals to make a discussion about the ongoing training of teachers, the authorship process of the research subjects, as well as the integration of information and communication technologies in the teaching-learning. This purpose determined our participation during the years 2008/2009 as researchers of medias courses in the math classes (Nod I and II) attended to the math teachers who teach in Elementary Education in public and/or private schools observing the presence relations with the no presence support, which the important focus on the studies: Understand the digital Educational process of math teacher from the Elementary Education in a viewpoint of constitution of teaching knowledge . As methodological studies of the research, we focused on the contributions of González Rey, doing our research based on the Qualitative Epistemology principles, which contribute with the knowledge production through the helpful analysis interpreting. It was based on observations and recordings done in the areas, interviews and questions, we could have the informations found in our studies. We realize that the formative process can be developed in socialization process and creation of teaching know-how which helps them use their creativity during their educational practices, based on critics and conscious of technological and communicative information. However our research shows us the subjects experiences in the formative process in the interaction moments, mediate interactions and person one, also their day-bay-day experiences in class, form important factors in the constitution of autonomy authorship of the subjects expressing the effective teaching-learning process for teachers and learners that appeared since they got the didactic and digital materials.
Keywords: Formação docente
Educação digital
Educação matemática
Blog
Autoria
Autonomia
Teaching process
Digital education
Mathematics education
Blog
Autorship
Autonomy
Professores de Matemática - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Ensino gerenciado por computador
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: NUNES, Carlos Alessandro. Educação Matemática: processos formativos e a sua interface com as mídias. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13835
Date of defense: 27-Aug-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Carlos.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.