Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo
Autor(es): Paiva, Dieter Sergei Sardeli de
Primeiro orientador: Naves, Marisa Lomônaco de Paula
Primeiro membro da banca: Laffin, Marcos
Segundo membro da banca: Marques, Mara Rubia Alves
Resumo: O estudo tem por objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da reflexividade, tal qual desenvolvido por Donald Schön (1992), entre professores universitários formados em Administração. Intenta desvendar, a despeito das bases racionalistas que caracterizam a formação do profissional desta área, a capacidade crítico-reflexiva dos professores, a fim de compreender as possibilidades de formação para o exercício de uma prática reflexiva no seio desse professorado. Utiliza uma abordagem qualitativa, na qual transparece a opção por um referencial epistemológico associado à pós-modernidade e pelo conceito do professor reflexivo. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis professores e professoras do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia MG que possuem larga experiência no meio acadêmico da docência. A análise dos dados mostra que existem limitações para uma prática reflexiva entre os professores de Administração, notadamente quando se observam os referenciais teóricos da ciência administrativa e a pouca preparação nos saberes pedagógicos, mas também que é possível encontrar e caracterizar uma reflexividade parcialmente consolidada, fruto de experiências e percursos individuais. Conclui que é possível inserir a perspectiva do professor reflexivo em programas de formação continuada na área e que esta se configura como uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos docentes da área.
Abstract: The aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.
Palavras-chave: Administração
Educação
Ensino superior
Professor reflexivo
Management
Education
High school
Reflexive teacher
Professores - Formação
Professores universitários
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: PAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
Data de defesa: 19-Ago-2005
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DocenciaEnsinoSuperior.pdf514.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.