Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaiva, Dieter Sergei Sardeli de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.available2006-05-11-
dc.date.available2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.issued2005-08-19-
dc.identifier.citationPAIVA, Dieter Sergei Sardeli de. A docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivo. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13817-
dc.description.abstractThe aim of this search is to investigate the occurrence of reflexivity phenomenon as it was developed by Donald Shön (1992), among Management graduated college professors. The goal was to unveil, in spite of the rational basis which characterizes this kind of professional, their own-reflexive capacity, in order to understand the formation possibilities to the reflexive practice exercise in professors environment. The search uses a qualitative approach, in which is clear the option for an epistomological reference associated to post modernity and to the reflexive teacher concept. Half-guided interviews were done to six both sexes professors in Management Course in Federal University of Uberlandia, Minas Gerais. These professors have wide experience in docent academic environment. Data analysis shows that there are limitations to a reflexive practice among the Management professors, mainly when one observes the theoretical management approaches and the weak preparation in the pedagogical knowledge, but it is also possible to find and to characterize a half-consolidated reflexivity, as a fruit from personal experiences and routes; The conclusion is that it is possible to insert the reflexive teacher perspective in continued formation programs in this area as well it is configured as an opportunity for personal development of the professors in this area.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectReflexive teachereng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.titleA docência no ensino superior de Administração: o paradigma do professor reflexivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Naves, Marisa Lomônaco de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9por
dc.contributor.referee1Laffin, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708103Z5por
dc.contributor.referee2Marques, Mara Rubia Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da reflexividade, tal qual desenvolvido por Donald Schön (1992), entre professores universitários formados em Administração. Intenta desvendar, a despeito das bases racionalistas que caracterizam a formação do profissional desta área, a capacidade crítico-reflexiva dos professores, a fim de compreender as possibilidades de formação para o exercício de uma prática reflexiva no seio desse professorado. Utiliza uma abordagem qualitativa, na qual transparece a opção por um referencial epistemológico associado à pós-modernidade e pelo conceito do professor reflexivo. Foram realizadas entrevistas semidirigidas com seis professores e professoras do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia MG que possuem larga experiência no meio acadêmico da docência. A análise dos dados mostra que existem limitações para uma prática reflexiva entre os professores de Administração, notadamente quando se observam os referenciais teóricos da ciência administrativa e a pouca preparação nos saberes pedagógicos, mas também que é possível encontrar e caracterizar uma reflexividade parcialmente consolidada, fruto de experiências e percursos individuais. Conclui que é possível inserir a perspectiva do professor reflexivo em programas de formação continuada na área e que esta se configura como uma oportunidade de desenvolvimento profissional dos docentes da área.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753512-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaEnsinoSuperior.pdf514.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.