Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13794
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Projeto integrado de prática educativa (PIPE) nas licenciaturas em ciências biológicas, física e química : desafios e possibilidades para a formação docente
Autor(es): Silva, Andreia Pires da
Primeiro orientador: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Shuvartz, Marilda
Segundo membro da banca: Barcelos, Nora Ney Santos
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica instituíram uma Reforma Curricular para as Licenciaturas, em resposta aos inúmeros problemas apresentados no campo da formação de professores. Como parte dessa proposta, a introdução das 400 h/a destinadas à Pesquisa e Prática Pedagógica, desde o início do curso, com o objetivo de trabalhar de forma interdisciplinar, articular teoria e prática, articular conhecimentos específicos e pedagógicos, causou certa resistência nos professores, tanto dos conteúdos específicos quanto dos pedagógicos. A Universidade Federal de Uberlândia sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Ensino, após inúmeras discussões, envolvendo todas as Licenciaturas, interpretou a lei e produziu o seu Projeto Institucional, no qual inseriu o Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE), que se constitui, nesse momento, em nosso objeto de estudo. Focamos nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, com o objetivo de investigar como esses cursos organizaram seus currículos, para cumprir a legislação vigente e como está sendo a implementação dos PIPEs. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa e a coleta dos dados se deu por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados obtidos revelaram que o PIPE representa um desafio para as Licenciaturas e várias estratégias estão sendo utilizadas nos cursos analisados, para cumprir a carga horária determinada, sem prejuízo para os conteúdos específicos. Assim, em virtude dos mais variados obstáculos - epistemológicos, institucionais, metodológicos e da própria cultura acadêmica, o PIPE carece de maiores esclarecimentos. Frente às dificuldades enfrentadas para a sua implementação, as iniciativas dos cursos investigados são louváveis, mas ainda se encontram distante de atender o objetivo destinado aos PIPEs.
Abstract: The National Curriculum Guidelines for the training of teachers of the Basic Education Curriculum Reform established a for Undergraduate, in response to numerous problems presented in the field of teacher training. As part of this proposal, the introduction of 400 h / a Research and Practice for the Pedagogical since the start of the course, with the goal of working interdisciplinary, articulate theory and practice, articulate and educational expertise, caused some resistance on teachers As far as the specific contents of teaching. The Federal University of Uberlandia under the coordination of the Pro-Rector of Graduate / Board of Education, after numerous discussions, involving all Undergraduate, interpreted the law and produced its Institutional Project, which entered the Integrated Project Educational Practice (PIPE) , Which is now in our object of study. We focus in the courses of Bachelor of Biological Sciences, Physics and Chemistry, with the purpose of investigating how these courses organized their curricula to meet the existing legislation and how is the implementation of PIPEs. The approach used in the research was qualitative and collection of data made through the literature search, documentary and field. The data showed that the PIPE is a challenge for Undergraduate, and several strategies are being used in courses analyzed, to meet the specified working hours, without prejudice to the specific contents. Thus, under a variety of obstacles - epistemological, institutional, methodological and academic culture itself, the PIPE needs further clarification. Facing the difficulties encountered in its implementation, initiatives of the courses investigated are laudable, most are still far from answering the purpose intended for PIPEs.
Palavras-chave: Formação de professores
Diretrizes curriculares
Currículo
Licenciatura
Prática educativa
Training of teachers
Curriculum guidelines
Curriculum
Degree
Educational practice
Professores - Formação
Currículos
Projeto Integrado de Prática Educativa
Prática de ensino
Ensino Superior
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Andreia Pires da. Projeto integrado de prática educativa (PIPE) nas licenciaturas em ciências biológicas, física e química : desafios e possibilidades para a formação docente. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13794
Data de defesa: 22-Ago-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreia.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.