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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Andreia Pires da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.available2009-11-19
dc.date.available2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.issued2008-08-22
dc.identifier.citationSILVA, Andreia Pires da. Projeto integrado de prática educativa (PIPE) nas licenciaturas em ciências biológicas, física e química : desafios e possibilidades para a formação docente. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13794-
dc.description.abstractThe National Curriculum Guidelines for the training of teachers of the Basic Education Curriculum Reform established a for Undergraduate, in response to numerous problems presented in the field of teacher training. As part of this proposal, the introduction of 400 h / a Research and Practice for the Pedagogical since the start of the course, with the goal of working interdisciplinary, articulate theory and practice, articulate and educational expertise, caused some resistance on teachers As far as the specific contents of teaching. The Federal University of Uberlandia under the coordination of the Pro-Rector of Graduate / Board of Education, after numerous discussions, involving all Undergraduate, interpreted the law and produced its Institutional Project, which entered the Integrated Project Educational Practice (PIPE) , Which is now in our object of study. We focus in the courses of Bachelor of Biological Sciences, Physics and Chemistry, with the purpose of investigating how these courses organized their curricula to meet the existing legislation and how is the implementation of PIPEs. The approach used in the research was qualitative and collection of data made through the literature search, documentary and field. The data showed that the PIPE is a challenge for Undergraduate, and several strategies are being used in courses analyzed, to meet the specified working hours, without prejudice to the specific contents. Thus, under a variety of obstacles - epistemological, institutional, methodological and academic culture itself, the PIPE needs further clarification. Facing the difficulties encountered in its implementation, initiatives of the courses investigated are laudable, most are still far from answering the purpose intended for PIPEs.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDiretrizes curricularespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.subjectCurriculum guidelineseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectDegreeeng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectProjeto Integrado de Prática Educativapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleProjeto integrado de prática educativa (PIPE) nas licenciaturas em ciências biológicas, física e química : desafios e possibilidades para a formação docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6por
dc.contributor.referee1Shuvartz, Marilda
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707129T9por
dc.contributor.referee2Barcelos, Nora Ney Santos
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoAs Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica instituíram uma Reforma Curricular para as Licenciaturas, em resposta aos inúmeros problemas apresentados no campo da formação de professores. Como parte dessa proposta, a introdução das 400 h/a destinadas à Pesquisa e Prática Pedagógica, desde o início do curso, com o objetivo de trabalhar de forma interdisciplinar, articular teoria e prática, articular conhecimentos específicos e pedagógicos, causou certa resistência nos professores, tanto dos conteúdos específicos quanto dos pedagógicos. A Universidade Federal de Uberlândia sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação/Diretoria de Ensino, após inúmeras discussões, envolvendo todas as Licenciaturas, interpretou a lei e produziu o seu Projeto Institucional, no qual inseriu o Projeto Integrado de Prática Educativa (PIPE), que se constitui, nesse momento, em nosso objeto de estudo. Focamos nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química, com o objetivo de investigar como esses cursos organizaram seus currículos, para cumprir a legislação vigente e como está sendo a implementação dos PIPEs. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa e a coleta dos dados se deu por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os dados obtidos revelaram que o PIPE representa um desafio para as Licenciaturas e várias estratégias estão sendo utilizadas nos cursos analisados, para cumprir a carga horária determinada, sem prejuízo para os conteúdos específicos. Assim, em virtude dos mais variados obstáculos - epistemológicos, institucionais, metodológicos e da própria cultura acadêmica, o PIPE carece de maiores esclarecimentos. Frente às dificuldades enfrentadas para a sua implementação, as iniciativas dos cursos investigados são louváveis, mas ainda se encontram distante de atender o objetivo destinado aos PIPEs.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753495-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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