Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital
Autor(es): Carvalho, Alex Medeiros de
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Novais, Gercina Santana
Segundo membro da banca: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
Resumo: Nosso intuito com essa investigação é compreender quais são os significados do trabalho coletivo no processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital. No desenvolver do projeto, a partir da formação de uma equipe, nosso principal desafio foi, no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado, encontrar metodologias para a formação inicial de professores, que os envolvam em práticas colaborativas no interior das escolas, a fim de produzir e aprimorar momentos de socialização e constituição de saberes docentes relacionados ao trabalho com a Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. Levando em conta os aspectos históricoculturais dos sujeitos da pesquisa, que permeiam a formação inicial desses profissionais durante o estágio curricular supervisionado, realizamos reflexões a respeito das implicações do processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital na atuação profissional desses futuros professores. Por fim, entendemos a necessidade de sistematização dos saberes constituídos na prática docente e ressaltamos como contribuição decorrente desse trabalho, a importância da realização de pesquisas balizadas por uma proposta coletiva.
Abstract: The aim of this search is to understand the meaning of teamwork in Digital Mathematics for Teachers initial training processes. In the project based upon a working group formation, the main challenge in a Supervised Probation course was to find methods for teachers initial formation, which could involve them in collaborative practices within the schools. This could produce and improve socializing moments and professors knowledge as related to Mathematics and Communication and Information Technologies (CIT) in school. Based on historical and cultural aspects of these undergraduates, which has influence in their professional training during supervised probation, we were able to undertake some reflective discussions concerned to the implications of Initial Empowerment process of Digital Mathematics Education professors in their future professional work. Finally, we understood how important practices derived from knowledge systematization is and we point out as a contribution of this search that we need further investigation on teamwork proposals.
Palavras-chave: Formação de professores
Matemática
Teacher qualification
Educational technology
Information technology
Mathematics
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CARVALHO, Alex Medeiros de. Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
Data de defesa: 27-Fev-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aalex carvalho.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.