Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital
metadata.dc.creator: Carvalho, Alex Medeiros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Novais, Gercina Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
metadata.dc.description.resumo: Nosso intuito com essa investigação é compreender quais são os significados do trabalho coletivo no processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital. No desenvolver do projeto, a partir da formação de uma equipe, nosso principal desafio foi, no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado, encontrar metodologias para a formação inicial de professores, que os envolvam em práticas colaborativas no interior das escolas, a fim de produzir e aprimorar momentos de socialização e constituição de saberes docentes relacionados ao trabalho com a Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. Levando em conta os aspectos históricoculturais dos sujeitos da pesquisa, que permeiam a formação inicial desses profissionais durante o estágio curricular supervisionado, realizamos reflexões a respeito das implicações do processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital na atuação profissional desses futuros professores. Por fim, entendemos a necessidade de sistematização dos saberes constituídos na prática docente e ressaltamos como contribuição decorrente desse trabalho, a importância da realização de pesquisas balizadas por uma proposta coletiva.
Abstract: The aim of this search is to understand the meaning of teamwork in Digital Mathematics for Teachers initial training processes. In the project based upon a working group formation, the main challenge in a Supervised Probation course was to find methods for teachers initial formation, which could involve them in collaborative practices within the schools. This could produce and improve socializing moments and professors knowledge as related to Mathematics and Communication and Information Technologies (CIT) in school. Based on historical and cultural aspects of these undergraduates, which has influence in their professional training during supervised probation, we were able to undertake some reflective discussions concerned to the implications of Initial Empowerment process of Digital Mathematics Education professors in their future professional work. Finally, we understood how important practices derived from knowledge systematization is and we point out as a contribution of this search that we need further investigation on teamwork proposals.
Keywords: Formação de professores
Matemática
Teacher qualification
Educational technology
Information technology
Mathematics
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Matemática - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Alex Medeiros de. Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
Issue Date: 27-Feb-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aalex carvalho.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.