Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Alex Medeiros de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:07Z | - |
dc.date.available | 2009-07-21 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:07Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-27 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alex Medeiros de. Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779 | - |
dc.description.abstract | The aim of this search is to understand the meaning of teamwork in Digital Mathematics for Teachers initial training processes. In the project based upon a working group formation, the main challenge in a Supervised Probation course was to find methods for teachers initial formation, which could involve them in collaborative practices within the schools. This could produce and improve socializing moments and professors knowledge as related to Mathematics and Communication and Information Technologies (CIT) in school. Based on historical and cultural aspects of these undergraduates, which has influence in their professional training during supervised probation, we were able to undertake some reflective discussions concerned to the implications of Initial Empowerment process of Digital Mathematics Education professors in their future professional work. Finally, we understood how important practices derived from knowledge systematization is and we point out as a contribution of this search that we need further investigation on teamwork proposals. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Teacher qualification | eng |
dc.subject | Educational technology | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | por |
dc.title | Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Junior, Arlindo José de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9 | por |
dc.contributor.referee1 | Novais, Gercina Santana | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799406H0 | por |
dc.contributor.referee2 | Meyer, João Frederico da Costa Azevedo | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783805Z4 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216156Y8 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Nosso intuito com essa investigação é compreender quais são os significados do trabalho coletivo no processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital. No desenvolver do projeto, a partir da formação de uma equipe, nosso principal desafio foi, no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado, encontrar metodologias para a formação inicial de professores, que os envolvam em práticas colaborativas no interior das escolas, a fim de produzir e aprimorar momentos de socialização e constituição de saberes docentes relacionados ao trabalho com a Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. Levando em conta os aspectos históricoculturais dos sujeitos da pesquisa, que permeiam a formação inicial desses profissionais durante o estágio curricular supervisionado, realizamos reflexões a respeito das implicações do processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital na atuação profissional desses futuros professores. Por fim, entendemos a necessidade de sistematização dos saberes constituídos na prática docente e ressaltamos como contribuição decorrente desse trabalho, a importância da realização de pesquisas balizadas por uma proposta coletiva. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753421 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
aalex carvalho.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.