Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Alex Medeiros de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:07Z-
dc.date.available2009-07-21
dc.date.available2016-06-22T18:36:07Z-
dc.date.issued2009-02-27
dc.identifier.citationCARVALHO, Alex Medeiros de. Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13779-
dc.description.abstractThe aim of this search is to understand the meaning of teamwork in Digital Mathematics for Teachers initial training processes. In the project based upon a working group formation, the main challenge in a Supervised Probation course was to find methods for teachers initial formation, which could involve them in collaborative practices within the schools. This could produce and improve socializing moments and professors knowledge as related to Mathematics and Communication and Information Technologies (CIT) in school. Based on historical and cultural aspects of these undergraduates, which has influence in their professional training during supervised probation, we were able to undertake some reflective discussions concerned to the implications of Initial Empowerment process of Digital Mathematics Education professors in their future professional work. Finally, we understood how important practices derived from knowledge systematization is and we point out as a contribution of this search that we need further investigation on teamwork proposals.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTeacher qualificationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.titleSignificados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digitalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Novais, Gercina Santana
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799406H0por
dc.contributor.referee2Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783805Z4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216156Y8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNosso intuito com essa investigação é compreender quais são os significados do trabalho coletivo no processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital. No desenvolver do projeto, a partir da formação de uma equipe, nosso principal desafio foi, no decorrer da disciplina de Estágio Supervisionado, encontrar metodologias para a formação inicial de professores, que os envolvam em práticas colaborativas no interior das escolas, a fim de produzir e aprimorar momentos de socialização e constituição de saberes docentes relacionados ao trabalho com a Matemática e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. Levando em conta os aspectos históricoculturais dos sujeitos da pesquisa, que permeiam a formação inicial desses profissionais durante o estágio curricular supervisionado, realizamos reflexões a respeito das implicações do processo de Formação Inicial de Docentes em Educação Matemática Digital na atuação profissional desses futuros professores. Por fim, entendemos a necessidade de sistematização dos saberes constituídos na prática docente e ressaltamos como contribuição decorrente desse trabalho, a importância da realização de pesquisas balizadas por uma proposta coletiva.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753421-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aalex carvalho.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.