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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapia |
Author: | Morais, Eliane Gouveia de |
First Advisor: | Malusá, Silvana |
First member of the Committee: | Gatti Júnior, Décio |
Second member of the Committee: | Baraúna, Mário Antonio |
Third member of the Committee: | Biagini, Angelo Piva |
Summary: | A pesquisa volta-se para os efeitos da falta de formação pedagógica que interfere nas ações do formado, não só no que diz respeito à condução e mediação de aulas teóricas e práticas, mas também no que se refere às concepções de ensino, educação e relacionamento docente-discente. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a formação necessária do fisioterapeuta, para a docência universitária, visando perceber as exigências contemporâneas, verificando até que ponto a ausência de uma formação pedagógica interfere ou não na prática desse docente. Para tanto foram eleitas três categorias de análise: conhecimentos sobre Saberes Docentes, Competência Profissional e Formação Profissional. No caminho da investigação, utilizou-se a abordagem quantiqualitativa por acreditar que o uso conjunto desses dois tipos de análise permite estabelecer conclusões mais significativas a partir dos dados coletados. Os sujeitos são 20 professores-fisioterapeutas que atuam no curso de Fisioterapia em uma Instituição de Ensino Superior particular da região do centro-oeste goiano. Acredita-se que a formação do docente universitário é essencial, mas observa-se que essa formação às vezes é precária e compromete a prática desses profissionais. Além disso, a legislação brasileira exige, para a docência no ensino superior, profissionais que, preferencialmente, tenham título de mestre ou doutor, e têm-se ainda as mudanças ocorridas pela globalização que exigem profissionais que sejam mais preparados em sua área de atuação. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os docentes-fisioterapeutas têm consciência da importância das três categorias apresentadas na pesquisa: Saberes Docentes, Competências Profissionais e Formação Profissional, mas são menos interessados quando respondem acerca da formação profissional. Alguns professores demonstram pouca preocupação com a formação profissional, em termos pedagógicos, para a atuação como docente universitário. |
Keywords: | Docência universitária Professor fisioterapeuta Saberes docente Professores - Formação Formação profissional Professores universitários |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | MORAIS, Eliane Gouveia de. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapia. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731 |
Date of defense: | 4-Jul-2008 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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