Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapia
Author: Morais, Eliane Gouveia de
First Advisor: Malusá, Silvana
First member of the Committee: Gatti Júnior, Décio
Second member of the Committee: Baraúna, Mário Antonio
Third member of the Committee: Biagini, Angelo Piva
Summary: A pesquisa volta-se para os efeitos da falta de formação pedagógica que interfere nas ações do formado, não só no que diz respeito à condução e mediação de aulas teóricas e práticas, mas também no que se refere às concepções de ensino, educação e relacionamento docente-discente. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a formação necessária do fisioterapeuta, para a docência universitária, visando perceber as exigências contemporâneas, verificando até que ponto a ausência de uma formação pedagógica interfere ou não na prática desse docente. Para tanto foram eleitas três categorias de análise: conhecimentos sobre Saberes Docentes, Competência Profissional e Formação Profissional. No caminho da investigação, utilizou-se a abordagem quantiqualitativa por acreditar que o uso conjunto desses dois tipos de análise permite estabelecer conclusões mais significativas a partir dos dados coletados. Os sujeitos são 20 professores-fisioterapeutas que atuam no curso de Fisioterapia em uma Instituição de Ensino Superior particular da região do centro-oeste goiano. Acredita-se que a formação do docente universitário é essencial, mas observa-se que essa formação às vezes é precária e compromete a prática desses profissionais. Além disso, a legislação brasileira exige, para a docência no ensino superior, profissionais que, preferencialmente, tenham título de mestre ou doutor, e têm-se ainda as mudanças ocorridas pela globalização que exigem profissionais que sejam mais preparados em sua área de atuação. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os docentes-fisioterapeutas têm consciência da importância das três categorias apresentadas na pesquisa: Saberes Docentes, Competências Profissionais e Formação Profissional, mas são menos interessados quando respondem acerca da formação profissional. Alguns professores demonstram pouca preocupação com a formação profissional, em termos pedagógicos, para a atuação como docente universitário.
Keywords: Docência universitária
Professor fisioterapeuta
Saberes docente
Professores - Formação
Formação profissional
Professores universitários
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: MORAIS, Eliane Gouveia de. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapia. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731
Date of defense: 4-Jul-2008
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaUniversitariaProfessor.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.