Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Eliane Gouveia de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:00Z-
dc.date.available2014-02-07-
dc.date.available2016-06-22T18:36:00Z-
dc.date.issued2008-07-04-
dc.identifier.citationMORAIS, Eliane Gouveia de. Docência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapia. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13731-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectProfessor fisioterapeutapor
dc.subjectSaberes docentepor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectProfessores universitáriospor
dc.titleDocência universitária: o professor fisioterapeuta no curso de Fisioterapiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malusá, Silvana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0por
dc.contributor.referee1Gatti Júnior, Décio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6por
dc.contributor.referee2Baraúna, Mário Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781606H6por
dc.contributor.referee3Biagini, Angelo Piva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137762E0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775660Z7por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa volta-se para os efeitos da falta de formação pedagógica que interfere nas ações do formado, não só no que diz respeito à condução e mediação de aulas teóricas e práticas, mas também no que se refere às concepções de ensino, educação e relacionamento docente-discente. O objetivo do presente trabalho é refletir sobre a formação necessária do fisioterapeuta, para a docência universitária, visando perceber as exigências contemporâneas, verificando até que ponto a ausência de uma formação pedagógica interfere ou não na prática desse docente. Para tanto foram eleitas três categorias de análise: conhecimentos sobre Saberes Docentes, Competência Profissional e Formação Profissional. No caminho da investigação, utilizou-se a abordagem quantiqualitativa por acreditar que o uso conjunto desses dois tipos de análise permite estabelecer conclusões mais significativas a partir dos dados coletados. Os sujeitos são 20 professores-fisioterapeutas que atuam no curso de Fisioterapia em uma Instituição de Ensino Superior particular da região do centro-oeste goiano. Acredita-se que a formação do docente universitário é essencial, mas observa-se que essa formação às vezes é precária e compromete a prática desses profissionais. Além disso, a legislação brasileira exige, para a docência no ensino superior, profissionais que, preferencialmente, tenham título de mestre ou doutor, e têm-se ainda as mudanças ocorridas pela globalização que exigem profissionais que sejam mais preparados em sua área de atuação. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que os docentes-fisioterapeutas têm consciência da importância das três categorias apresentadas na pesquisa: Saberes Docentes, Competências Profissionais e Formação Profissional, mas são menos interessados quando respondem acerca da formação profissional. Alguns professores demonstram pouca preocupação com a formação profissional, em termos pedagógicos, para a atuação como docente universitário.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753827-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaUniversitariaProfessor.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.