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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Dimensões contextuais e particulares do percurso histórico da disciplina Psicologia da Educação no curso de Pedagogia na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil (1959-2006)
metadata.dc.creator: Prado, Claudio Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: Gatti Júnior, Décio
metadata.dc.contributor.referee1: Monarcha, Carlos Roberto da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.referee3: Araujo, Jose Carlos Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Lima, Ana Laura Godinho
metadata.dc.description.resumo: Esta tese está inserida no campo de pesquisa da História Disciplinar e tem por objetivo investigar a trajetória da Psicologia da Educação no mais antigo Curso de Pedagogia existente em Uberlândia-MG. O recorte histórico considera o período compreendido entre o ano de 1959 até o ano de 2006, no qual houve diversas mudanças no conteúdo da disciplina no âmbito do Curso de Pedagogia, desde a sua fundação na Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia, até sua consolidação na Universidade Federal de Uberlândia. Esta pesquisa procurou compreender aspectos importantes no ensino de Psicologia da Educação, enfatizando a relação entre os conteúdos curriculares prescritos e a realidade pedagógica. Neste sentido, partiu-se de uma revisão da bibliografia acerca do tema, realizando a leitura e análise dos materiais históricos da disciplina, tais como: planos de curso, projetos pedagógicos e regulamentações, e entrevistas com docentes e discentes que atuaram no período pesquisado. O estudo permitiu estabelecer as seguintes categorias de análise da disciplina: os conteúdos ministrados; as práticas pedagógicas em sala de aula; a relação entre conteúdo prescrito e realidade pedagógica; as formas de avaliação da aprendizagem; a relação com outras disciplinas/interdisciplinaridade; a influência de normas e regulamentações curriculares; e a bibliografia. Os resultados possibilitaram o estabelecimento de uma periodização a partir do objeto investigado. Assim, o primeiro período, compreende os anos de 1959 a 1977, no qual ocorreu o desenvolvimento inicial da disciplina Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (FFCLU) e da Universidade de Uberlândia (UnU), nas duas décadas que antecederam ao processo de federalização. No que se refere ao segundo período, que se estendeu de 1978 a 1986, ele se caracterizou por ser um período de transição, no qual o Curso de Pedagogia passou a pertencer à Universidade Federal de Uberlândia, com a oferta sistemática da formação por habilitações específicas em regime semestral, com as disciplinas de Psicologia predominando no ciclo básico. Por fim, o terceiro período, compreendido entre 1987 e 2006, no qual houve o retorno ao regime anual no Curso de Pedagogia da UFU, em que ocorreu a estabilização da disciplina Psicologia da Educação, com 240 h/a. Ao final, discutiu-se a interação entre as dimensões contextuais e particulares do docente ao ministrar uma disciplina acadêmica, pois os interesses subjetivos, muitas vezes, compartilhados, influenciam na definição de ementas, dos conteúdos programáticos e do referencial bibliográfico das disciplinas acadêmicas. Esses interesses direcionam as intervenções pedagógicas cotidianas na execução do conteúdo prescrito de uma matéria, sendo preciso perceber as dimensões do contexto, pois as mesmas tem impacto na construção da própria subjetividade.
Abstract: This thesis is inserted into the search field of the Disciplinary History and aims to investigate the trajectory of Educational Psychology in the oldest existing Pedagogy Course in Uberlândia-MG. The historical approach considers the period from the year 1959 until the year 2006, in which there have been several changes in the content of the discipline within the Faculty of Education, since its founding at the Faculty of Sciences, Letters and Philosophy, to its consolidation at the Federal University of Uberlândia. This research sought to understand important aspects in teaching of Educational Psychology, emphasizing the relationship between the prescribed curriculum content and pedagogical reality. In this sense, it started with a review of the literature on the object, doing the reading and analysis of historical materials of discipline, such as: course plans, teachings projects and regulations, and interviews with teachers and students who acted in the period surveyed. This study established the following categories of analysis of the discipline: the content taught; pedagogical practices in the classroom; the relationship between prescribed content and pedagogical reality; forms of assessment of learning; the relationship with other disciplines / interdisciplinary; the influence of curriculum standards and regulations; and bibliography. The results allowed the establishment of a timeline from the investigated object: Thus, the first period comprises the years 1959-1977, which was the initial development of Educational Psychology discipline in the Course of Pedagogy within the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of Uberlândia (FFCLU) and the University of Uberlândia (UnU) in the two decades leading up to federalization process. As regards the second period, which lasted from 1978 to 1986, it was characterized by be a transition period in which the Pedagogy Course was attached to the Federal University of Uberlândia, with the systematic provision of training for specific qualifications on a semiannual basis, with the Psychology disciplines predominating in the basic cycle. Finally, the third period, between 1987 and 2006, in which there was a return to the annual regime in Pedagogy Course of UFU, on which the stabilization of the discipline Educational Psychology, with 240 h/a. Finally, it discussed the interaction between contextual and particular dimensions of the educator to teach an academic discipline, because the subjective interests often shared influence in setting menus, the syllabus and the bibliographic reference of academic disciplines. These interests direct the daily pedagogical interventions in implementing the prescribed content of a discipline, and must realize the dimension of context, for their impacts in the construction of subjectivity itself.
Keywords: Psicologia da Educação
História disciplinar
Educação Superior
Uberlândia
Educational Psychology
Disciplinary History
Academic Education
Uberlandia city
Professores - Formação
Ensino superior - Uberlândia (MG)
Educação - Uberlândia (MG) - História
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PRADO, Claudio Gonçalves. Dimensões contextuais e particulares do percurso histórico da disciplina Psicologia da Educação no curso de Pedagogia na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil (1959-2006). 2016. 269 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13709
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:PPGED - Doutorado em Educação

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