Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13708
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A constituição de surdos em alunos no contexto escolar: conflitos, contradições e exclusões |
Autor: | Abreu, Márcia Cristina Barreto Fernandes de |
Primer orientador: | Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo |
Primer miembro de la banca: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Segundo miembro de la banca: | Cunha, Myrtes Dias da |
Tercer miembro de la banca: | Moura, Neide Cardoso da |
Cuarto miembro de la banca: | Lima, Sandra Maria Faleiros |
Resumen: | Os objetivos do trabalho versam sobre discutir e analisar a proposta do Ensino Fundamental no que tange ao significado e sentidos dessas práticas escolares, constitutivas dos dizeres de seis alunos surdos, participantes da pesquisa. Foram utilizados como suportes teóricos e metodológicos: Análise do Discurso de abordagem francesa (Pêcheux, 2012), alguns conceitos advindos da Psicanálise Freudo lacaniana (Freud, 1921; Lacan, 2008; Teixeira, 2005 e outros) e estudos sobre a língua de sinais (Skliar, 1998; Sacks, 2000; e Quadros e Karnopp, 2004). Para a construção do corpus da pesquisa foram realizadas duas entrevistas, com cada um dos participantes, seis jovens surdos de faixa etária entre 13(treze) e 26(vinte e seis) anos, alunos matriculados, regularmente, em duas turmas, das séries finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), de uma escola da rede pública da cidade de Uberlândia MG. As entrevistas foram realizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), levando em conta que todos os alunos participantes possuíam proficiência em LIBRAS. As entrevistas foram interpretadas, simultaneamente, em português (oral) e registradas em áudio e vídeo. As informações tratadas pela pesquisa sugerem que a constituição das pessoas com surdez em alunos, resulta, em primeiro lugar, da relação do surdo com a sua surdez. Em segundo lugar, da necessidade de acesso a uma língua para que a comunicação possa ser estabelecida, desenvolvida e ampliada. A pesquisa demonstrou/confirmou que LIBRAS comparece como uma língua que favorece o desenvolvimento e a comunicação dos surdos. Em terceiro lugar a pesquisa evidencia que a escola, ao priorizar a Língua Portuguesa (escrita e oral), em detrimento de uma abordagem bilíngue (LIBRAS- Língua Portuguesa), acaba por levar o aluno surdo a viver uma situação de conflitos, contradições e exclusões dentro do contexto escolar, bem como a desenvolver uma espécie de dependência do interprete escolar. |
Abstract: | The objectives the thesis are discuss and analyze the meanings and senses of school practices, which constitute the sayings of deaf students. They were used as theoretical and methodological supports: Discourse Analysis (Pêcheux, 2012), concepts of psychoanalysis Freudo Lacanian (Freud, 1921; Lacan, 2008; Teixeira, 2005 and others) and studies on sign language (Skliar, 1998; Sacks, 2000; Quadros and Karnopp, 2004). For the construction of the research corpus were two interviews with six deaf students, aged one twenty-six years, in the final years of elementary school (8 and 9 years) in a public school in the city of Uberlândia - MG . Interviews were conducted in Libras (Brazilian Sign Language), interpreted simultaneously in Portuguese (oral) and recorded audio and video. The information processed by the survey suggests that the constitution of the deaf in student results, first, the deaf\'s relationship with his deafness. Second, the need for access to a language so that communication can be developed and expanded. Research has shown that LIBRAS appears as a language that favors the development and communication of the deaf. Third research shows that school, to prioritize the Portuguese language (written and oral), to the detriment of a bilingual approach (LIBRAS- Portuguese), has lead the deaf student to live a situation of conflict, contradictions and exclusions within the school context, and to develop a kind of school interpreter dependence. |
Palabras clave: | Surdez Práticas escolares Análise do discurso LIBRAS Constituição do aluno surdo Deafness School practices Discourse analysis LIBRAS The deaf student constitution Prática de ensino Língua brasileira de sinais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | ABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. A constituição de surdos em alunos no contexto escolar: conflitos, contradições e exclusões. 2016. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.60 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.60 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13708 |
Fecha de defensa: | 11-abr-2016 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConstituicaoSurdosAlunos.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.