Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13708
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAbreu, Márcia Cristina Barreto Fernandes de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:53Z-
dc.date.available2016-05-30-
dc.date.available2016-06-22T18:35:53Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.citationABREU, Márcia Cristina Barreto Fernandes de. A constituição de surdos em alunos no contexto escolar: conflitos, contradições e exclusões. 2016. 175 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.60por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13708-
dc.description.abstractThe objectives the thesis are discuss and analyze the meanings and senses of school practices, which constitute the sayings of deaf students. They were used as theoretical and methodological supports: Discourse Analysis (Pêcheux, 2012), concepts of psychoanalysis Freudo Lacanian (Freud, 1921; Lacan, 2008; Teixeira, 2005 and others) and studies on sign language (Skliar, 1998; Sacks, 2000; Quadros and Karnopp, 2004). For the construction of the research corpus were two interviews with six deaf students, aged one twenty-six years, in the final years of elementary school (8 and 9 years) in a public school in the city of Uberlândia - MG . Interviews were conducted in Libras (Brazilian Sign Language), interpreted simultaneously in Portuguese (oral) and recorded audio and video. The information processed by the survey suggests that the constitution of the deaf in student results, first, the deaf\'s relationship with his deafness. Second, the need for access to a language so that communication can be developed and expanded. Research has shown that LIBRAS appears as a language that favors the development and communication of the deaf. Third research shows that school, to prioritize the Portuguese language (written and oral), to the detriment of a bilingual approach (LIBRAS- Portuguese), has lead the deaf student to live a situation of conflict, contradictions and exclusions within the school context, and to develop a kind of school interpreter dependence.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectPráticas escolarespor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectLIBRASpor
dc.subjectConstituição do aluno surdopor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectSchool practiceseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectLIBRASeng
dc.subjectThe deaf student constitutioneng
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.titleA constituição de surdos em alunos no contexto escolar: conflitos, contradições e exclusõespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Miranda, Arlete Aparecida Bertoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700722T0por
dc.contributor.referee1Bertoldo, Ernesto Sérgio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727397A0por
dc.contributor.referee2Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6por
dc.contributor.referee3Moura, Neide Cardoso da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778482Y6por
dc.contributor.referee4Lima, Sandra Maria Faleiros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739191Z5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778922P1por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoOs objetivos do trabalho versam sobre discutir e analisar a proposta do Ensino Fundamental no que tange ao significado e sentidos dessas práticas escolares, constitutivas dos dizeres de seis alunos surdos, participantes da pesquisa. Foram utilizados como suportes teóricos e metodológicos: Análise do Discurso de abordagem francesa (Pêcheux, 2012), alguns conceitos advindos da Psicanálise Freudo lacaniana (Freud, 1921; Lacan, 2008; Teixeira, 2005 e outros) e estudos sobre a língua de sinais (Skliar, 1998; Sacks, 2000; e Quadros e Karnopp, 2004). Para a construção do corpus da pesquisa foram realizadas duas entrevistas, com cada um dos participantes, seis jovens surdos de faixa etária entre 13(treze) e 26(vinte e seis) anos, alunos matriculados, regularmente, em duas turmas, das séries finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), de uma escola da rede pública da cidade de Uberlândia MG. As entrevistas foram realizadas em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), levando em conta que todos os alunos participantes possuíam proficiência em LIBRAS. As entrevistas foram interpretadas, simultaneamente, em português (oral) e registradas em áudio e vídeo. As informações tratadas pela pesquisa sugerem que a constituição das pessoas com surdez em alunos, resulta, em primeiro lugar, da relação do surdo com a sua surdez. Em segundo lugar, da necessidade de acesso a uma língua para que a comunicação possa ser estabelecida, desenvolvida e ampliada. A pesquisa demonstrou/confirmou que LIBRAS comparece como uma língua que favorece o desenvolvimento e a comunicação dos surdos. Em terceiro lugar a pesquisa evidencia que a escola, ao priorizar a Língua Portuguesa (escrita e oral), em detrimento de uma abordagem bilíngue (LIBRAS- Língua Portuguesa), acaba por levar o aluno surdo a viver uma situação de conflitos, contradições e exclusões dentro do contexto escolar, bem como a desenvolver uma espécie de dependência do interprete escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.60pt_BR
dc.orcid.putcode81754141-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstituicaoSurdosAlunos.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.