Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13637
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Instituto de Educação do Amapá: uma história de educação pelo exemplo
Author: Carvalho, João Wilson Savino
First Advisor: Inácio Filho, Geraldo
First member of the Committee: Araujo, Jose Carlos Souza
Second member of the Committee: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Third member of the Committee: Petry, Oto João
Fourth member of the Committee: Melo, José Joaquim Pereira
Summary: O objetivo deste trabalho é a construção de uma história do Instituto de Educação do Amapá (IETA), uma escola voltada para a formação de professores em nível de segundo grau, criada em Macapá (AP) em 1949, sem condições mínimas de funcionamento, mas que gradativamente foi corrigindo as suas deficiências e adquirindo uma imagem de escola pública de qualidade, além de enorme prestígio junto à comunidade, até sua extinção em 2005, sob a alegação das restrições da LDBEN à formação de professores em nível de segundo grau e da necessidade de seu espaço físico para a implantação da universidade estadual. A metodologia escolhida foi a pesquisa histórica, qualitativa, bibliográfica (textos, artigos e livros sobre o IETA), documental (documentos básicos e imagens do IETA) e de campo (fala de memorialistas locais e atores da prática educativa da escola), tendo como referencial epistemológico o materialismo dialético, fundamentação metodológica para a aplicação do método dialético de investigação à história das instituições escolares o pensamento de Justino de Magalhães, Paolo Nosella e Ester Buffa, e em Maria Cecília Minayo, para quem a dialética é um caminho do pensamento e a pesquisa um artesanato intelectual. As principais categorias de análise e fio condutor da pesquisa são as representações do trabalho e do conhecimento docente do professor das séries iniciais na cultura escolar do IETA, na forma em que se apresentam na fala dos atores da prática educativa cotidiana, nas grades curriculares e no currículo, na distribuição do espaço físico e nas concepções arquitetônicas do prédio. Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas inspiradas na metodologia de Carlos Ginzbourg. A hipótese de trabalho fornece o título à tese, porquanto a educação pelo exemplo é entendida como a representação instituinte da prática educativa ao longo de toda a história do IETA, logo, uma constante ao longo da trajetória da escola. Assim, a história desse Instituto de Educação é concebida em cinco fases: pioneirismo (representações docentes determinadas pelo janarismo estadonovista); consolidação (firma-se a representação da educação pelo exemplo); auge (o máximo do prestígio do IETA junto à comunidade amapaense); crise e extinção.
Abstract: The objective of this work is to construct a history of the Amapa Institute of Education (IETA), a school for training teachers in the high school level, created in Macapa (AP) in 1949 without proper operating condition, but was gradually acquiring an image of quality public school and enormous prestige among the community of Amapá, until its dissolution in 2005, claiming the restrictions of LDBEN training of teachers in the high school level and the need for physical space to implement State University. The chosen methodology was historical research, qualitative, of literature (texts, articles and books on the IETA), documentary (basic documents and pictures IETA) and field (memoir tells of local), having as epistemological materialism dialectical, methodological foundation in the thought of Justino de Magalhães, Paolo Nosella and Esther Buffa, as the application of the dialectical method of research the history of educational institutions, and Maria Cecilia Minayo, for whom dialectics is a way of thought and research craft an intellectual. The common thread of research are the representations of work and knowledge of the teacher teaching the early grades in school culture of IETA, the way in which they appear in the speech of the actors of the educational practice every day in the curriculum, the distribution of physical space and the architectural designs of the building. In the data collection techniques were used in the methodology inspired by Carlos Ginzbourg. The working hypothesis of the thesis provides the title, because education by example is understood as the representation of instituting educational practice throughout the history of the IETA thus a constant along the trajectory of the school. Thus, the history of the Institute of Education is designed in five phases: pioneer (representations by certain teacher s janarismo New State), consolidation (firm to the representation of education for example), height (maximum of IETA\'s prestige in the community Amapá); crisis and extinction.
Keywords: História das instituições escolares
Instituto de Educação do Amapá
Método dialético
History of educational institutions
Institute of Education of Amapá
Dialectical method
Instituições escolares Amapá História
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: CARVALHO, João Wilson Savino. Instituto de Educação do Amapá: uma história de educação pelo exemplo. 2012. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.86
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2012.86
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13637
Date of defense: 4-Oct-2012
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t.pdf3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.