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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Consensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docente |
Author: | Ramo, Elbo Lacerda |
First Advisor: | Marques, Mara Rúbia Alves |
First member of the Committee: | Cecílio, Sálua |
Second member of the Committee: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Third member of the Committee: | Silva, Jefferson Ildefonso da |
Fourth member of the Committee: | Flores, Maria Marta Lopes |
Summary: | Este trabalho investiga as representações (LEFEBVRE, 2006) de professores sobre o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola, após a implantação de cursos de graduação, ocorrida fortemente nos anos 2000, que, alterando o centro de atuação dessas instituições, delega um novo mandato à Educação Profissional e Tecnológica e professores. Para alcançar esse objetivo realiza-se um estudo de caso no Campus de Rio Verde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Na condição de método de estudo qualitativo (CRESWELL, 2007; PÁDUA, 2004; LAZZARINI, 1997; ANDRÉ, 1995) o estudo de caso é indicado em processos contemporâneos (GERGEN e GERGEN, 2006; VIDICH e LYMAN, 2006). Constitui como centro desta investigação, a análise de documentos (FRANCO, 2007) de fontes escritas impressos e digitais e de fontes orais, originados de entrevistas (SZYMANSKI, 2008; ANDRÉ, 1995). O interstício são os anos 2000, contudo a base de análise é a configuração do Estado Gerencial posto pela Terceira Via de governo, que entra no Brasil nos anos 1990. O estudo busca mostrar que nessa década, com a Reforma do Aparelho de Estado conduzida pelo MARE, institui-se a regulação de sujeição, processo facilitado pela mudança do conceito de propriedade do uso para a referência. Julga que são processos articulados a partir da globalização econômica, de onde deriva direcionamentos de uma suposta Cultura Educacional Mundial Comum (CEMC), que tem nas empresas multinacionais a via de legitimação da mudança de mandato da Educação Profissional e Tecnológica dos anos 1990. Nos anos 2000, depreende-se, por uma perspectiva de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE), que a verticalização do ensino do governo de Luiz Inácio Lula da Silva reconfigura novamente esse mandato, mas agora com um processo de mediação mais intenso pelos atores locais, com dissensos e consensos em torno do contexto, do trabalho docente, da concepção de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Currículo. O estudo mostra que, tendencialmente, a política educacional interna passa a conviver com formas de controle mais descentralizadas; coexistência de centralização e descentralização do processo da administração do ensino, com reflexos no trabalho e no parâmetro de desempenho de professores; aumento da regulação burocrática para atender à regulação de sujeição com aumento de autonomia voltada para assuntos de pesquisa e de captação de recursos, com inclinação para afastamento dos processos pedagógicos, situação que leva à discussão do trabalho docente como uma atividade que exige saberes específicos, cumulativos, dinâmicos, contextualizados, originados não somente de pesquisas, formados a partir de oito eixos dinâmicos de saberes e organizados em um trinômio de memórias de onde são articulados por meio de um saber condutor. Ao fim, evidencia-se uma propensão de disputa pela visão de futuro institucional. |
Keywords: | Trabalho docente Regulação de sujeição Educação profissional e tecnológica Flexibilidade Teaching work Subjection regulation Professional and technological education Flexibility Política e educação Professores Ensino técnico - Goiás (GO) Educação rural Brasil Ensino profissional |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | RAMO, Elbo Lacerda. Consensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docente. 2011. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615 |
Date of defense: | 4-Apr-2011 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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