Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615
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dc.creatorRamo, Elbo Lacerda-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:35Z-
dc.date.available2011-05-23-
dc.date.available2016-06-22T18:35:35Z-
dc.date.issued2011-04-04-
dc.identifier.citationRAMO, Elbo Lacerda. Consensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docente. 2011. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectRegulação de sujeiçãopor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectFlexibilidadepor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectSubjection regulationeng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectFlexibilityeng
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino técnico - Goiás (GO)por
dc.subjectEducação rural Brasilpor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.titleConsensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docentepor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Marques, Mara Rúbia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.contributor.referee1Cecílio, Sálua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782847P8por
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866Z8por
dc.contributor.referee3Silva, Jefferson Ildefonso da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6por
dc.contributor.referee4Flores, Maria Marta Lopes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708741H4por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho investiga as representações (LEFEBVRE, 2006) de professores sobre o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola, após a implantação de cursos de graduação, ocorrida fortemente nos anos 2000, que, alterando o centro de atuação dessas instituições, delega um novo mandato à Educação Profissional e Tecnológica e professores. Para alcançar esse objetivo realiza-se um estudo de caso no Campus de Rio Verde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Na condição de método de estudo qualitativo (CRESWELL, 2007; PÁDUA, 2004; LAZZARINI, 1997; ANDRÉ, 1995) o estudo de caso é indicado em processos contemporâneos (GERGEN e GERGEN, 2006; VIDICH e LYMAN, 2006). Constitui como centro desta investigação, a análise de documentos (FRANCO, 2007) de fontes escritas impressos e digitais e de fontes orais, originados de entrevistas (SZYMANSKI, 2008; ANDRÉ, 1995). O interstício são os anos 2000, contudo a base de análise é a configuração do Estado Gerencial posto pela Terceira Via de governo, que entra no Brasil nos anos 1990. O estudo busca mostrar que nessa década, com a Reforma do Aparelho de Estado conduzida pelo MARE, institui-se a regulação de sujeição, processo facilitado pela mudança do conceito de propriedade do uso para a referência. Julga que são processos articulados a partir da globalização econômica, de onde deriva direcionamentos de uma suposta Cultura Educacional Mundial Comum (CEMC), que tem nas empresas multinacionais a via de legitimação da mudança de mandato da Educação Profissional e Tecnológica dos anos 1990. Nos anos 2000, depreende-se, por uma perspectiva de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE), que a verticalização do ensino do governo de Luiz Inácio Lula da Silva reconfigura novamente esse mandato, mas agora com um processo de mediação mais intenso pelos atores locais, com dissensos e consensos em torno do contexto, do trabalho docente, da concepção de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Currículo. O estudo mostra que, tendencialmente, a política educacional interna passa a conviver com formas de controle mais descentralizadas; coexistência de centralização e descentralização do processo da administração do ensino, com reflexos no trabalho e no parâmetro de desempenho de professores; aumento da regulação burocrática para atender à regulação de sujeição com aumento de autonomia voltada para assuntos de pesquisa e de captação de recursos, com inclinação para afastamento dos processos pedagógicos, situação que leva à discussão do trabalho docente como uma atividade que exige saberes específicos, cumulativos, dinâmicos, contextualizados, originados não somente de pesquisas, formados a partir de oito eixos dinâmicos de saberes e organizados em um trinômio de memórias de onde são articulados por meio de um saber condutor. Ao fim, evidencia-se uma propensão de disputa pela visão de futuro institucional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754067-
Appears in Collections:TESE - Educação

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