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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ramo, Elbo Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:35:35Z | - |
dc.date.available | 2011-05-23 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:35:35Z | - |
dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
dc.identifier.citation | RAMO, Elbo Lacerda. Consensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docente. 2011. 152 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13615 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho docente | por |
dc.subject | Regulação de sujeição | por |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | por |
dc.subject | Flexibilidade | por |
dc.subject | Teaching work | eng |
dc.subject | Subjection regulation | eng |
dc.subject | Professional and technological education | eng |
dc.subject | Flexibility | eng |
dc.subject | Política e educação | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ensino técnico - Goiás (GO) | por |
dc.subject | Educação rural Brasil | por |
dc.subject | Ensino profissional | por |
dc.title | Consensos e dissensos em torno da alteração do centro de atuação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola: representações do trabalho docente | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Mara Rúbia Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6 | por |
dc.contributor.referee1 | Cecílio, Sálua | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782847P8 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcelo Soares Pereira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866Z8 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Jefferson Ildefonso da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6 | por |
dc.contributor.referee4 | Flores, Maria Marta Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708741H4 | por |
dc.description.degreename | Doutor em Educação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga as representações (LEFEBVRE, 2006) de professores sobre o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de origem agrícola, após a implantação de cursos de graduação, ocorrida fortemente nos anos 2000, que, alterando o centro de atuação dessas instituições, delega um novo mandato à Educação Profissional e Tecnológica e professores. Para alcançar esse objetivo realiza-se um estudo de caso no Campus de Rio Verde, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Na condição de método de estudo qualitativo (CRESWELL, 2007; PÁDUA, 2004; LAZZARINI, 1997; ANDRÉ, 1995) o estudo de caso é indicado em processos contemporâneos (GERGEN e GERGEN, 2006; VIDICH e LYMAN, 2006). Constitui como centro desta investigação, a análise de documentos (FRANCO, 2007) de fontes escritas impressos e digitais e de fontes orais, originados de entrevistas (SZYMANSKI, 2008; ANDRÉ, 1995). O interstício são os anos 2000, contudo a base de análise é a configuração do Estado Gerencial posto pela Terceira Via de governo, que entra no Brasil nos anos 1990. O estudo busca mostrar que nessa década, com a Reforma do Aparelho de Estado conduzida pelo MARE, institui-se a regulação de sujeição, processo facilitado pela mudança do conceito de propriedade do uso para a referência. Julga que são processos articulados a partir da globalização econômica, de onde deriva direcionamentos de uma suposta Cultura Educacional Mundial Comum (CEMC), que tem nas empresas multinacionais a via de legitimação da mudança de mandato da Educação Profissional e Tecnológica dos anos 1990. Nos anos 2000, depreende-se, por uma perspectiva de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE), que a verticalização do ensino do governo de Luiz Inácio Lula da Silva reconfigura novamente esse mandato, mas agora com um processo de mediação mais intenso pelos atores locais, com dissensos e consensos em torno do contexto, do trabalho docente, da concepção de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Currículo. O estudo mostra que, tendencialmente, a política educacional interna passa a conviver com formas de controle mais descentralizadas; coexistência de centralização e descentralização do processo da administração do ensino, com reflexos no trabalho e no parâmetro de desempenho de professores; aumento da regulação burocrática para atender à regulação de sujeição com aumento de autonomia voltada para assuntos de pesquisa e de captação de recursos, com inclinação para afastamento dos processos pedagógicos, situação que leva à discussão do trabalho docente como uma atividade que exige saberes específicos, cumulativos, dinâmicos, contextualizados, originados não somente de pesquisas, formados a partir de oito eixos dinâmicos de saberes e organizados em um trinômio de memórias de onde são articulados por meio de um saber condutor. Ao fim, evidencia-se uma propensão de disputa pela visão de futuro institucional. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754067 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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