Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática
Author: Oliveira, Guilherme Saramago de
First Advisor: Cunha, Ana Maria de Oliveira
First member of the Committee: Malusá, Silvana
Second member of the Committee: Lucena, Carlos Alberto
Third member of the Committee: Silva, Sérgio Pereira da
Fourth member of the Committee: Terrazzan, Eduardo Adolfo
Summary: Esta pesquisa investigou as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática de um grupo constituído de vinte professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, que exercem a docência em escolas públicas e possuem formação inicial diferenciada, sendo dez deles formados no Curso de Pedagogia e outros dez formados no Curso Normal Superior, e buscou identificar os pontos de convergência e/ou divergência existentes nessas crenças. Foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos básicos para a coleta dos dados. Os questionários aplicados tiveram como finalidade caracterizar os professores colaboradores da pesquisa. Para organizar e compreender os dados coletados a partir dos questionários, foi feita uma análise estatística descritiva. O uso das entrevistas teve como finalidade identificar, analisar, compreender e descrever as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática presentes no discurso oral dos professores. Para a análise e interpretação dos dados oriundos das entrevistas, tomaram-se como referência os saberes inerentes à fenomenologia e ao método fenomenológico. O resultado da pesquisa evidenciou a existência de convergências nas crenças dos professores no interior do grupo de mesma formação e a constatação da existência de divergências nas crenças quando os grupos são confrontados, conforme a formação diferenciada dos docentes.
Abstract: This search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.
Keywords: Ensino da matemática
Prática pedagógica
Crenças dos professores
Mathematic teaching
Pedagogic practice
Teacher s beliefs
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
Date of defense: 10-Jul-2009
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis .pdf4.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.