Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Guilherme Saramago de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:33Z-
dc.date.available2009-09-21
dc.date.available2016-06-22T18:35:33Z-
dc.date.issued2009-07-10
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Guilherme Saramago de. Crenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemática. 2009. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13606-
dc.description.abstractThis search investigates the beliefs on Pedagogical practice in Mathematics in a group of twenty Basic Course first series teachers. These professionals carry on teaching in public schools and have a different initial formation. Possible convergent and divergent points in these beliefs were identified. Twenty teachers were investigated, being ten of them licensee by Pedagogy Course and the other ten licensee by Superior Teaching Course. Questionnaires and interview were used as basic search instruments for data collection and an descriptive analysis was done. Questionnaires aim was to draw a teacher profiles. In order to organize and understand them a statiscal analysis was performed. The interview aim was to identify, to analyze, to understand and to describe the beliefs on Mathematics pedagogic practice showed in these teachers oral discourse. In order to analyze and to understand the interviews data knowledge on phenomenology and on phenomenological method. The research results showed that there is belief teachers convergence within each group, but there are significant divergence when both groups are confronted, a divergence based on different teacher pedagogic formation.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectCrenças dos professorespor
dc.subjectMathematic teachingeng
dc.subjectPedagogic practiceeng
dc.subjectTeacher s beliefseng
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.titleCrenças de professores dos primeiros anos do ensino fundamental sobre a prática pedagógica em Matemáticapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6por
dc.contributor.referee1Malusá, Silvana
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705157Y0por
dc.contributor.referee2Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee3Silva, Sérgio Pereira da
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706426Z6por
dc.contributor.referee4Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780851J2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716291A6por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática de um grupo constituído de vinte professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, que exercem a docência em escolas públicas e possuem formação inicial diferenciada, sendo dez deles formados no Curso de Pedagogia e outros dez formados no Curso Normal Superior, e buscou identificar os pontos de convergência e/ou divergência existentes nessas crenças. Foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos básicos para a coleta dos dados. Os questionários aplicados tiveram como finalidade caracterizar os professores colaboradores da pesquisa. Para organizar e compreender os dados coletados a partir dos questionários, foi feita uma análise estatística descritiva. O uso das entrevistas teve como finalidade identificar, analisar, compreender e descrever as crenças sobre a prática pedagógica em Matemática presentes no discurso oral dos professores. Para a análise e interpretação dos dados oriundos das entrevistas, tomaram-se como referência os saberes inerentes à fenomenologia e ao método fenomenológico. O resultado da pesquisa evidenciou a existência de convergências nas crenças dos professores no interior do grupo de mesma formação e a constatação da existência de divergências nas crenças quando os grupos são confrontados, conforme a formação diferenciada dos docentes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis .pdf4.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.