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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Planejamento de recursos para jogos de estratégia em tempo real
Autor(es): Branquinho, Augusto Afonso Borges
Primeiro orientador: Lopes, Carlos Roberto
Primeiro membro da banca: Oliveira, Gina Maira Barbosa de
Segundo membro da banca: Osório, Fernando Santos
Resumo: Geralmente, um jogo de estratégia em tempo real é caracterizado por duas fases. Inicialmente, é necessária a coleta e a produção de recursos. O próximo passo está relacionado a batalha, levando em conta os recursos coletados. O estágio de produção de recursos é um fator chave para vencer o jogo. Sendo assim, neste estudo é proposto um mecanismo de produção de recursos baseado em planejamento, suportado por inteligência articial usando análises de meios-m e escalonamento. O objetivo consiste em produzir planos para jogos de estratégia em tempo real. Ênfase é dada para o escalonamento usando um algoritmo de busca e aprendizado em tempo real. São apresentados os resultados do sistema proposto comparando com trabalhos relacionados. Os resultados demonstraram que o sistema proposto apresentou uma melhor performance que as abordagens correlatas.
Abstract: Generally, a real-time strategy game is characterized by two stages. Initially, it is necessary to collect and produce resources. The next step is related to battles, taking into account the resources that were collected. The resources production stage is a key factor for winning the game. In this study the authors propose a mechanism for producing resources based on planning, supported by articial intelligence using means-end analysis and scheduling. Emphasis is given to scheduling that uses an algorithm of real-time search and learning. The results show that the proposed system presents a better performance compared to related approaches.
Palavras-chave: Aprendizado
Busca
Jogos
Planejamento
Recursos
Tempo real
Games
Learning
Planning
Real-time
Resources
Search
Inteligência artificial
Jogos estratégicos (Matemática)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Referência: BRANQUINHO, Augusto Afonso Borges. Planejamento de recursos para jogos de estratégia em tempo real. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12494
Data de defesa: 9-Nov-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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