Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12494
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Planejamento de recursos para jogos de estratégia em tempo real |
Autor: | Branquinho, Augusto Afonso Borges |
Primer orientador: | Lopes, Carlos Roberto |
Primer miembro de la banca: | Oliveira, Gina Maira Barbosa de |
Segundo miembro de la banca: | Osório, Fernando Santos |
Resumen: | Geralmente, um jogo de estratégia em tempo real é caracterizado por duas fases. Inicialmente, é necessária a coleta e a produção de recursos. O próximo passo está relacionado a batalha, levando em conta os recursos coletados. O estágio de produção de recursos é um fator chave para vencer o jogo. Sendo assim, neste estudo é proposto um mecanismo de produção de recursos baseado em planejamento, suportado por inteligência articial usando análises de meios-m e escalonamento. O objetivo consiste em produzir planos para jogos de estratégia em tempo real. Ênfase é dada para o escalonamento usando um algoritmo de busca e aprendizado em tempo real. São apresentados os resultados do sistema proposto comparando com trabalhos relacionados. Os resultados demonstraram que o sistema proposto apresentou uma melhor performance que as abordagens correlatas. |
Abstract: | Generally, a real-time strategy game is characterized by two stages. Initially, it is necessary to collect and produce resources. The next step is related to battles, taking into account the resources that were collected. The resources production stage is a key factor for winning the game. In this study the authors propose a mechanism for producing resources based on planning, supported by articial intelligence using means-end analysis and scheduling. Emphasis is given to scheduling that uses an algorithm of real-time search and learning. The results show that the proposed system presents a better performance compared to related approaches. |
Palabras clave: | Aprendizado Busca Jogos Planejamento Recursos Tempo real Games Learning Planning Real-time Resources Search Inteligência artificial Jogos estratégicos (Matemática) |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Cita: | BRANQUINHO, Augusto Afonso Borges. Planejamento de recursos para jogos de estratégia em tempo real. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12494 |
Fecha de defensa: | 9-nov-2009 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
augusto_2009.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.