Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12470
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Técnicas de workflow e planejamento apoiado em inteligência artificial aplicadas ao ensino a distância |
Autor(es): | Freitas, Everton Hipólito de |
Primeiro orientador: | Lopes, Carlos Roberto |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Márcia Aparecida |
Segundo membro da banca: | Omar, Nizam |
Resumo: | O Ensino a Distância cresce cada vez mais em nossa sociedade e está se tornando um meio de disseminação do conhecimento em massa para populações dispersas geograficamente. Atualmente, encontram-se no mercado diversas oportunidades de aprendizado realizado a distância por intermédio de alguma tecnologia, como por exemplo, a Internet. A criação dos cursos aplicados ao Ensino a Distância pode ser dividido de uma forma geral em 3 fases: fase de concepção, planejamento e execução. A fase de concepção é a fase na qual se verifica a viabilidade do curso a ser criado, bem como o público alvo a ser alcançado, os gastos, etc. Ao concluir a fase de concepção, tem-se início a fase de planejamento; fase que define as atividades envolvidas durante todo o processo, desde as documentações necessárias, recursos humanos, a definição da estrutura de conteúdos pertencentes aos cursos, bem como a definição dos materiais necessários para realização da sessão de ensino aprendizado. Ao término da fase de planejamento, tem-se início a fase de execução, em que cada recurso humano fica encarregado de executar as atividades que lhe foram atribuídas na fase de planejamento. Na maioria das vezes, todas essas etapas descritas anteriormente são realizadas manualmente demandando um tempo considerável para realização de cada fase estando o usuário propício à ocorrência de alguns erros. Este trabalho descreve a integração entre a técnica de Workflow e a técnica de Planejamento apoiado em Inteligência Artificial na construção de ambientes computacionais, aplicados ao Ensino a Distância, que automatize as fases de planejamento e execução de cursos de EAD. Utiliza-se a técnica de Planejamento Condicional na criação de um plano que represente as atividades envolvidas na criação do curso de EAD e na construção de planos instrucionais personalizados, adequados ao perfil do estudante. Após a criação do modelo lógico ou plano, através da técnica citada anteriormente, o mesmo pode ser passado para o motor de Workflow realizar a execução e gerenciamento das atividades envolvidas. |
Abstract: | Web-based distance learning distance is a research and development area in large expansion. The benefits of this type of education include platform and classroom independence. Moreover, a course proposed inside this context can be used to reach a large amount of students, contributing for the knowledge democratization. The building of courses targeted to distance learning can be divided into three steps: Conception, planning and execution. In the conception step a study is carried out to verify the viability of a course. Target public and cost are some of the elements that are taken into account in this phase. Once checked the viability of a course the next step consists of planning the course activities and establishing the resources required for their fulfillment. The final step is related to the execution of the activities designed in the planning phase. Most of the time each one of those steps is realized manually and this process requires a reasonable time for their accomplishment. In this work we describe how to integrate Workflow and Artificial intelligence Planning techniques in the development of a distance education environment, which automates the steps of planning and executing distance learning courses. Conditional planning is used in the process of creating a plan that represents the activities required for the creation of a course. Conditional planning is also used in the building of instructional plans customized to a student profile. The plan or model, after its creation, can be passed on to a Workflow engine, which is responsible for carrying out the activities. |
Palavras-chave: | Planejamento condicoinal - IA Ensino a distância Workflow Planejamento instrucional Ensino auxiliado por computador Ensino gerenciado por computador |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Referência: | FREITAS, Everton Hipólito de. Técnicas de workflow e planejamento apoiado em inteligência artificial aplicadas ao ensino a distância. 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12470 |
Data de defesa: | 10-Set-2008 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Everton.pdf | 4.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.