Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12470
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Técnicas de workflow e planejamento apoiado em inteligência artificial aplicadas ao ensino a distância
metadata.dc.creator: Freitas, Everton Hipólito de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Carlos Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Márcia Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Omar, Nizam
metadata.dc.description.resumo: O Ensino a Distância cresce cada vez mais em nossa sociedade e está se tornando um meio de disseminação do conhecimento em massa para populações dispersas geograficamente. Atualmente, encontram-se no mercado diversas oportunidades de aprendizado realizado a distância por intermédio de alguma tecnologia, como por exemplo, a Internet. A criação dos cursos aplicados ao Ensino a Distância pode ser dividido de uma forma geral em 3 fases: fase de concepção, planejamento e execução. A fase de concepção é a fase na qual se verifica a viabilidade do curso a ser criado, bem como o público alvo a ser alcançado, os gastos, etc. Ao concluir a fase de concepção, tem-se início a fase de planejamento; fase que define as atividades envolvidas durante todo o processo, desde as documentações necessárias, recursos humanos, a definição da estrutura de conteúdos pertencentes aos cursos, bem como a definição dos materiais necessários para realização da sessão de ensino aprendizado. Ao término da fase de planejamento, tem-se início a fase de execução, em que cada recurso humano fica encarregado de executar as atividades que lhe foram atribuídas na fase de planejamento. Na maioria das vezes, todas essas etapas descritas anteriormente são realizadas manualmente demandando um tempo considerável para realização de cada fase estando o usuário propício à ocorrência de alguns erros. Este trabalho descreve a integração entre a técnica de Workflow e a técnica de Planejamento apoiado em Inteligência Artificial na construção de ambientes computacionais, aplicados ao Ensino a Distância, que automatize as fases de planejamento e execução de cursos de EAD. Utiliza-se a técnica de Planejamento Condicional na criação de um plano que represente as atividades envolvidas na criação do curso de EAD e na construção de planos instrucionais personalizados, adequados ao perfil do estudante. Após a criação do modelo lógico ou plano, através da técnica citada anteriormente, o mesmo pode ser passado para o motor de Workflow realizar a execução e gerenciamento das atividades envolvidas.
Abstract: Web-based distance learning distance is a research and development area in large expansion. The benefits of this type of education include platform and classroom independence. Moreover, a course proposed inside this context can be used to reach a large amount of students, contributing for the knowledge democratization. The building of courses targeted to distance learning can be divided into three steps: Conception, planning and execution. In the conception step a study is carried out to verify the viability of a course. Target public and cost are some of the elements that are taken into account in this phase. Once checked the viability of a course the next step consists of planning the course activities and establishing the resources required for their fulfillment. The final step is related to the execution of the activities designed in the planning phase. Most of the time each one of those steps is realized manually and this process requires a reasonable time for their accomplishment. In this work we describe how to integrate Workflow and Artificial intelligence Planning techniques in the development of a distance education environment, which automates the steps of planning and executing distance learning courses. Conditional planning is used in the process of creating a plan that represents the activities required for the creation of a course. Conditional planning is also used in the building of instructional plans customized to a student profile. The plan or model, after its creation, can be passed on to a Workflow engine, which is responsible for carrying out the activities.
Keywords: Planejamento condicoinal - IA
Ensino a distância
Workflow
Planejamento instrucional
Ensino auxiliado por computador
Ensino gerenciado por computador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: FREITAS, Everton Hipólito de. Técnicas de workflow e planejamento apoiado em inteligência artificial aplicadas ao ensino a distância. 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12470
Issue Date: 10-Sep-2008
Appears in Collections:PPGCC - Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Everton.pdf4.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.