Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12374
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Estratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanal
Author: Aguiar, Danilo Silva
First Advisor: Barreiro, Daniel Luís
First member of the Committee: Cintra, Celso Luiz de Araujo
Second member of the Committee: Quaranta, Daniel Eduardo
Summary: Este trabalho teve como principal objetivo a busca por estratégias e procedimentos para estabelecer novas possibilidades de relação entre som e imagem em movimento na composição eletroacústica audiovisual. Optou-se em utilizar comportamentos espaciais em um sistema sonoro multicanal. Para a inclusão dessa possibilidade foi necessário buscar conceitos e procedimentos trabalhados por outros pesquisadores. Inicialmente, foram utilizadas as propostas apresentadas no trabalho de Media Pairing (emparelhamento de mídias) de John Coulter (2007 e 2010)1. Durante o desenvolvimento da pesquisa, houve a necessidade de ampliar o escopo da abordagem de Coulter, incorporando conceitos de diversos pesquisadores, como Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima e Silvio Ferraz. Foram analisadas obras de compositores que concentraram seus esforços na prática da composição eletroacústica audiovisual. O estudo realizado forneceu ferramentas para a obra eletroacústica audiovisual The Gap in the Door 2, composta no contexto da pesquisa. A obra propiciou, junto com as referências consultadas, reflexões sobre os resultados composicionais e propostas de estratégias que resultaram em um hibridismo entre som, imagem e espacialização sonora.
Abstract: This work was aimed to seek strategies and procedures to establish new possibilities for the convergence of sound and moving image in audiovisual electroacoustic composition. It was decided to depict spatial behaviours in a multi-channel sound system. In order to include this possibility concepts and procedures devised by other researchers were sought. Initially, I focused the approach on the proposals about \"Media Pairing\" ( presented in the paper by John Coulter (2007 and 2010). As the research evolved there was the need to broaden the scope of Coulter s approach incorporating concepts devised by several other researchers, such as Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima and Silvio Ferraz. Works by composers who concentrated their efforts in the practice of audiovisual electroacoustic composition were analised. The study that was carried out provided tools for the composition of the audiovisual electroacoustic work \"The Gap in the Door\" in the context of this research. The work and the supporting references led me to present some reflections on the compositional results and the proposition of strategies, which resulted in a hybrid approach relating sound, image and sound spatialization.
Keywords: Composição eletroacústica audiovisual
Espacialização sonora
Imagem e som
Audiovisual electroacoustic composition
Sound spatialization
Sound and image
Música
Composição (Música)
Eletroacústica
Recursos audiovisuais
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Linguística, Letras e Artes
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: AGUIAR, Danilo Silva. Estratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanal. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12374
Date of defense: 26-Feb-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstrategiasComposicaoEletroacustica.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.