Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aguiar, Danilo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:40Z | - |
dc.date.available | 2016-06-17 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Danilo Silva. Estratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanal. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12374 | - |
dc.description.abstract | This work was aimed to seek strategies and procedures to establish new possibilities for the convergence of sound and moving image in audiovisual electroacoustic composition. It was decided to depict spatial behaviours in a multi-channel sound system. In order to include this possibility concepts and procedures devised by other researchers were sought. Initially, I focused the approach on the proposals about \"Media Pairing\" ( presented in the paper by John Coulter (2007 and 2010). As the research evolved there was the need to broaden the scope of Coulter s approach incorporating concepts devised by several other researchers, such as Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima and Silvio Ferraz. Works by composers who concentrated their efforts in the practice of audiovisual electroacoustic composition were analised. The study that was carried out provided tools for the composition of the audiovisual electroacoustic work \"The Gap in the Door\" in the context of this research. The work and the supporting references led me to present some reflections on the compositional results and the proposition of strategies, which resulted in a hybrid approach relating sound, image and sound spatialization. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Composição eletroacústica audiovisual | por |
dc.subject | Espacialização sonora | por |
dc.subject | Imagem e som | por |
dc.subject | Audiovisual electroacoustic composition | eng |
dc.subject | Sound spatialization | eng |
dc.subject | Sound and image | eng |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Composição (Música) | por |
dc.subject | Eletroacústica | por |
dc.subject | Recursos audiovisuais | por |
dc.title | Estratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanal | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barreiro, Daniel Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6 | por |
dc.contributor.referee1 | Cintra, Celso Luiz de Araujo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778448A4 | por |
dc.contributor.referee2 | Quaranta, Daniel Eduardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768884D0 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405734U7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como principal objetivo a busca por estratégias e procedimentos para estabelecer novas possibilidades de relação entre som e imagem em movimento na composição eletroacústica audiovisual. Optou-se em utilizar comportamentos espaciais em um sistema sonoro multicanal. Para a inclusão dessa possibilidade foi necessário buscar conceitos e procedimentos trabalhados por outros pesquisadores. Inicialmente, foram utilizadas as propostas apresentadas no trabalho de Media Pairing (emparelhamento de mídias) de John Coulter (2007 e 2010)1. Durante o desenvolvimento da pesquisa, houve a necessidade de ampliar o escopo da abordagem de Coulter, incorporando conceitos de diversos pesquisadores, como Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima e Silvio Ferraz. Foram analisadas obras de compositores que concentraram seus esforços na prática da composição eletroacústica audiovisual. O estudo realizado forneceu ferramentas para a obra eletroacústica audiovisual The Gap in the Door 2, composta no contexto da pesquisa. A obra propiciou, junto com as referências consultadas, reflexões sobre os resultados composicionais e propostas de estratégias que resultaram em um hibridismo entre som, imagem e espacialização sonora. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81760076 | - |
dc.crossref.doibatchid | 51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstrategiasComposicaoEletroacustica.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.