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dc.creatorAguiar, Danilo Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationAGUIAR, Danilo Silva. Estratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanal. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12374-
dc.description.abstractThis work was aimed to seek strategies and procedures to establish new possibilities for the convergence of sound and moving image in audiovisual electroacoustic composition. It was decided to depict spatial behaviours in a multi-channel sound system. In order to include this possibility concepts and procedures devised by other researchers were sought. Initially, I focused the approach on the proposals about \"Media Pairing\" ( presented in the paper by John Coulter (2007 and 2010). As the research evolved there was the need to broaden the scope of Coulter s approach incorporating concepts devised by several other researchers, such as Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima and Silvio Ferraz. Works by composers who concentrated their efforts in the practice of audiovisual electroacoustic composition were analised. The study that was carried out provided tools for the composition of the audiovisual electroacoustic work \"The Gap in the Door\" in the context of this research. The work and the supporting references led me to present some reflections on the compositional results and the proposition of strategies, which resulted in a hybrid approach relating sound, image and sound spatialization.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComposição eletroacústica audiovisualpor
dc.subjectEspacialização sonorapor
dc.subjectImagem e sompor
dc.subjectAudiovisual electroacoustic compositioneng
dc.subjectSound spatializationeng
dc.subjectSound and imageeng
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectComposição (Música)por
dc.subjectEletroacústicapor
dc.subjectRecursos audiovisuaispor
dc.titleEstratégias na composição eletroacústica audiovisual com imagens em movimento e sistema sonoro multicanalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barreiro, Daniel Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761737H6por
dc.contributor.referee1Cintra, Celso Luiz de Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778448A4por
dc.contributor.referee2Quaranta, Daniel Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768884D0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4405734U7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo a busca por estratégias e procedimentos para estabelecer novas possibilidades de relação entre som e imagem em movimento na composição eletroacústica audiovisual. Optou-se em utilizar comportamentos espaciais em um sistema sonoro multicanal. Para a inclusão dessa possibilidade foi necessário buscar conceitos e procedimentos trabalhados por outros pesquisadores. Inicialmente, foram utilizadas as propostas apresentadas no trabalho de Media Pairing (emparelhamento de mídias) de John Coulter (2007 e 2010)1. Durante o desenvolvimento da pesquisa, houve a necessidade de ampliar o escopo da abordagem de Coulter, incorporando conceitos de diversos pesquisadores, como Michel Chion, Denis Smalley, Diego Garro, Flo Menezes, Marcelo Carneiro de Lima e Silvio Ferraz. Foram analisadas obras de compositores que concentraram seus esforços na prática da composição eletroacústica audiovisual. O estudo realizado forneceu ferramentas para a obra eletroacústica audiovisual The Gap in the Door 2, composta no contexto da pesquisa. A obra propiciou, junto com as referências consultadas, reflexões sobre os resultados composicionais e propostas de estratégias que resultaram em um hibridismo entre som, imagem e espacialização sonora.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.157pt_BR
dc.orcid.putcode81760076-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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