Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil
Autor(es): Caimi, Roberto Leonardo
Primeiro orientador: Deus, José Soares de
Primeiro membro da banca: Morato, Cintia Thais
Segundo membro da banca: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
Resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender como se deu a formação pedagógica de dois professores de violão de Bacharelado de duas universidades públicas da região Sudeste. Os objetivos específicos consistiram em conhecer a formação anterior ao ingresso na graduação, a formação inicial, continuada e de pós-graduação destes professores; assim como compreender a percepção dos professores em relação aos desafios/problemas enfrentados como docentes de curso superior e as percepções e concepções destes professores sobre ser professor de violão num curso de Bacharelado em música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Foram adotados como aporte teórico os seguintes autores: Tardif (saberes docentes), Vázquez (o conceito de práxis) e Setton e Saraiva (o conceito de socialização). Os resultados indicam que a Formação Pedagógica dos participantes é composta por influências que provêm de contextos escolares e não-escolares e por saberes docentes práticos e teóricos. Outros resultados demonstram a reprodução de procedimentos pedagógicos oriundos de modelos vivenciados enquanto alunos. Esta reprodução de modelos serve de base para adaptações e modificações pedagógicas através de um processo de reflexão (práxis).
Abstract: The purpose of this study is to understand how a teacher training course was undertaken for two guitar teachers of a Bachelor s Degree course at two public universities in the South-East region of Brazil. The more specific aims involved finding out about the training they had had before enrolling for the degree course, together with their initial, continuing and post-graduate instruction. There was also an attempt to understand the challenges/problems they faced as members of the teaching staff in higher education, as well as the way they regarded and conceived the prospect of being guitar teachers in a Bachelor s music course. The research study adopted a qualitative approach. The method employed was a multiple case study and the procedures for data collection were based on semi-structured interviews. The theoretical framework was underpinned by the following authors: Tardif (teaching skills), Vázquez (the concept of práxis) and Setton and Saraiva (the concept of socialization).The results suggest that the Teacher Training of the participants comprises influences which originate from both academic and non-academic situations and practical and theoretical teaching skills. Other results show the reproduction of pedagogical procedures that derived from models which they had experienced as students. This reproduction of models serves as a basis for pedagogical adaptations and adjustments through a process of reflection (práxis).
Palavras-chave: Formação pedagógica
Professor de violão de Bacharelado
Ensino Superior
Teacher training
Teacher for Bachelor degree courses
Higher Education
Música - Instrução e estudo
Formação profissional
Professores - Violão
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: CAIMI, Roberto Leonardo. A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.101
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.101
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338
Data de defesa: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoPedagogicaDois.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
FormacaoPedagogicaDois_Ficha.pdf9.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.