Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil
metadata.dc.creator: Caimi, Roberto Leonardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Deus, José Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Morato, Cintia Thais
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo compreender como se deu a formação pedagógica de dois professores de violão de Bacharelado de duas universidades públicas da região Sudeste. Os objetivos específicos consistiram em conhecer a formação anterior ao ingresso na graduação, a formação inicial, continuada e de pós-graduação destes professores; assim como compreender a percepção dos professores em relação aos desafios/problemas enfrentados como docentes de curso superior e as percepções e concepções destes professores sobre ser professor de violão num curso de Bacharelado em música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Foram adotados como aporte teórico os seguintes autores: Tardif (saberes docentes), Vázquez (o conceito de práxis) e Setton e Saraiva (o conceito de socialização). Os resultados indicam que a Formação Pedagógica dos participantes é composta por influências que provêm de contextos escolares e não-escolares e por saberes docentes práticos e teóricos. Outros resultados demonstram a reprodução de procedimentos pedagógicos oriundos de modelos vivenciados enquanto alunos. Esta reprodução de modelos serve de base para adaptações e modificações pedagógicas através de um processo de reflexão (práxis).
Abstract: The purpose of this study is to understand how a teacher training course was undertaken for two guitar teachers of a Bachelor s Degree course at two public universities in the South-East region of Brazil. The more specific aims involved finding out about the training they had had before enrolling for the degree course, together with their initial, continuing and post-graduate instruction. There was also an attempt to understand the challenges/problems they faced as members of the teaching staff in higher education, as well as the way they regarded and conceived the prospect of being guitar teachers in a Bachelor s music course. The research study adopted a qualitative approach. The method employed was a multiple case study and the procedures for data collection were based on semi-structured interviews. The theoretical framework was underpinned by the following authors: Tardif (teaching skills), Vázquez (the concept of práxis) and Setton and Saraiva (the concept of socialization).The results suggest that the Teacher Training of the participants comprises influences which originate from both academic and non-academic situations and practical and theoretical teaching skills. Other results show the reproduction of pedagogical procedures that derived from models which they had experienced as students. This reproduction of models serves as a basis for pedagogical adaptations and adjustments through a process of reflection (práxis).
Keywords: Formação pedagógica
Professor de violão de Bacharelado
Ensino Superior
Teacher training
Teacher for Bachelor degree courses
Higher Education
Música - Instrução e estudo
Formação profissional
Professores - Violão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: CAIMI, Roberto Leonardo. A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoPedagogicaDois.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open
FormacaoPedagogicaDois_Ficha.pdf9.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.