Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaimi, Roberto Leonardo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.available2014-09-09-
dc.date.available2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.issued2014-02-21-
dc.identifier.citationCAIMI, Roberto Leonardo. A formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasil. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.101por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12338-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand how a teacher training course was undertaken for two guitar teachers of a Bachelor s Degree course at two public universities in the South-East region of Brazil. The more specific aims involved finding out about the training they had had before enrolling for the degree course, together with their initial, continuing and post-graduate instruction. There was also an attempt to understand the challenges/problems they faced as members of the teaching staff in higher education, as well as the way they regarded and conceived the prospect of being guitar teachers in a Bachelor s music course. The research study adopted a qualitative approach. The method employed was a multiple case study and the procedures for data collection were based on semi-structured interviews. The theoretical framework was underpinned by the following authors: Tardif (teaching skills), Vázquez (the concept of práxis) and Setton and Saraiva (the concept of socialization).The results suggest that the Teacher Training of the participants comprises influences which originate from both academic and non-academic situations and practical and theoretical teaching skills. Other results show the reproduction of pedagogical procedures that derived from models which they had experienced as students. This reproduction of models serves as a basis for pedagogical adaptations and adjustments through a process of reflection (práxis).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação pedagógicapor
dc.subjectProfessor de violão de Bachareladopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeacher for Bachelor degree courseseng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectProfessores - Violãopor
dc.titleA formação pedagógica de dois professores de violão de curso de bacharelado em música no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Deus, José Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762110D9por
dc.contributor.referee1Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707598A8por
dc.contributor.referee2Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767473Y8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4406382U6por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender como se deu a formação pedagógica de dois professores de violão de Bacharelado de duas universidades públicas da região Sudeste. Os objetivos específicos consistiram em conhecer a formação anterior ao ingresso na graduação, a formação inicial, continuada e de pós-graduação destes professores; assim como compreender a percepção dos professores em relação aos desafios/problemas enfrentados como docentes de curso superior e as percepções e concepções destes professores sobre ser professor de violão num curso de Bacharelado em música. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo e os procedimentos de coleta de dados se basearam na entrevista semiestruturada. Foram adotados como aporte teórico os seguintes autores: Tardif (saberes docentes), Vázquez (o conceito de práxis) e Setton e Saraiva (o conceito de socialização). Os resultados indicam que a Formação Pedagógica dos participantes é composta por influências que provêm de contextos escolares e não-escolares e por saberes docentes práticos e teóricos. Outros resultados demonstram a reprodução de procedimentos pedagógicos oriundos de modelos vivenciados enquanto alunos. Esta reprodução de modelos serve de base para adaptações e modificações pedagógicas através de um processo de reflexão (práxis).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.101por
dc.orcid.putcode81760100-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormacaoPedagogicaDois.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
FormacaoPedagogicaDois_Ficha.pdf9.79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.