Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar |
| Author: | Oliveira, Luiz Humberto Garcia de |
| First Advisor: | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto |
| First member of the Committee: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
| Second member of the Committee: | Alexandre, Marcos Antônio |
| Summary: | A obra de Wagner Salazar ocupa lugar de destaque na memória artístico-cultural de Uberlândia (MG), com uma produção que possui relevância tanto pelo número de peças teatrais concebidas quanto pela projeção alcançada por encenações destas. O método de investigação da pesquisa passa pelo acesso aos caminhos trilhados pelo diretor, ator e dramaturgo no cenário nacional e também pelo levantamento e análise das influências e dos processos que levaram o artista a conceber uma obra que, passados mais de vinte anos, ainda se mantém como vanguarda, denotando que quando concebida, provavelmente estava à frente de sua época. A hipótese que originou este trabalho é que Wagner Salazar foi dramaturgo e encenador pós-moderno. Para uma análise mais objetiva a este respeito foi escolhida a peça de sua autoria que mais alcançou projeção: Medéia O Dramatículo, um espetáculo teatral que, mesmo dialogando com a tragédia de Eurípedes e com textos de outros autores, se apresenta como material original do autor que, encenado sob sua direção, estreou em Uberlândia e foi apresentado em outras cidades do Brasil, bem como na Venezuela, Colômbia e Espanha. |
| Abstract: | L oeuvre de Wagner Salazar occupe une place importante dans la mémoire artistique et culturelle de la ville d Uberlândia (MG) ; il s agit d une production remarquable aussi bien par le nombre de pièces de théâtre écrites que par la réussite de leurs mise-en-scènes. La méthode de recherche comprend l accès aux chemins empruntés par le metteur-en-scène, acteur et dramaturge sur la scène nationale, ainsi qu un processus de collecte et d\'analyse des influences et des procédés qui soutiennent la création d une oeuvre qui, vingt ans plus tard, est encore considérée comme d avant-garde prouvant ainsi être, au moment de sa conception, au-delà de son époque. L\'hypothèse sur laquelle se fonde ce travail est que Wagner Salazar a été un dramaturge et un metteur-en-scène post-moderne. Pour une analyse plus objective concernant cette proposition, nous avons choisi la pièce qui a remporté le plus grand succès: Médée La Dramaticule, un spectacle théâtral qui, tout en puisant ses sources dans les tragédies d Euripide et des textes de divers auteurs, se présente, selon un certain nombre d\'études empiriques déjà réalisées, comme un matériel original que l auteur a mis en scène d abord à Uberlândia et, ensuite, dans d autres villes du Brésil, du Venezuela et de l Espagne. |
| Keywords: | Dramaturgia Encenação Memória Pós-modernidade Dramaturgie Mise-en-scène Mémoire Post-modernité Dramaturgia Diretores e produtores de teatro |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Language: | por |
| Country: | BR |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Institution Acronym: | UFU |
| Department: | Linguística, Letras e Artes |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Artes |
| Quote: | OLIVEIRA, Luiz Humberto Garcia de. Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 |
| Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321 |
| Date of defense: | 10-Apr-2013 |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Luiz Humberto.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
