Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Luiz Humberto Garcia de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.available2013-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.issued2013-04-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Luiz Humberto Garcia de. Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321-
dc.description.abstractL oeuvre de Wagner Salazar occupe une place importante dans la mémoire artistique et culturelle de la ville d Uberlândia (MG) ; il s agit d une production remarquable aussi bien par le nombre de pièces de théâtre écrites que par la réussite de leurs mise-en-scènes. La méthode de recherche comprend l accès aux chemins empruntés par le metteur-en-scène, acteur et dramaturge sur la scène nationale, ainsi qu un processus de collecte et d\'analyse des influences et des procédés qui soutiennent la création d une oeuvre qui, vingt ans plus tard, est encore considérée comme d avant-garde prouvant ainsi être, au moment de sa conception, au-delà de son époque. L\'hypothèse sur laquelle se fonde ce travail est que Wagner Salazar a été un dramaturge et un metteur-en-scène post-moderne. Pour une analyse plus objective concernant cette proposition, nous avons choisi la pièce qui a remporté le plus grand succès: Médée La Dramaticule, un spectacle théâtral qui, tout en puisant ses sources dans les tragédies d Euripide et des textes de divers auteurs, se présente, selon un certain nombre d\'études empiriques déjà réalisées, comme un matériel original que l auteur a mis en scène d abord à Uberlândia et, ensuite, dans d autres villes du Brésil, du Venezuela et de l Espagne.fra
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectEncenaçãopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectDramaturgiefra
dc.subjectMise-en-scènefra
dc.subjectMémoirefra
dc.subjectPost-modernitéfra
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectDiretores e produtores de teatropor
dc.titlePelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706948A3por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Alexandre, Marcos Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707275A7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432389A6por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoA obra de Wagner Salazar ocupa lugar de destaque na memória artístico-cultural de Uberlândia (MG), com uma produção que possui relevância tanto pelo número de peças teatrais concebidas quanto pela projeção alcançada por encenações destas. O método de investigação da pesquisa passa pelo acesso aos caminhos trilhados pelo diretor, ator e dramaturgo no cenário nacional e também pelo levantamento e análise das influências e dos processos que levaram o artista a conceber uma obra que, passados mais de vinte anos, ainda se mantém como vanguarda, denotando que quando concebida, provavelmente estava à frente de sua época. A hipótese que originou este trabalho é que Wagner Salazar foi dramaturgo e encenador pós-moderno. Para uma análise mais objetiva a este respeito foi escolhida a peça de sua autoria que mais alcançou projeção: Medéia O Dramatículo, um espetáculo teatral que, mesmo dialogando com a tragédia de Eurípedes e com textos de outros autores, se apresenta como material original do autor que, encenado sob sua direção, estreou em Uberlândia e foi apresentado em outras cidades do Brasil, bem como na Venezuela, Colômbia e Espanha.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219-
dc.orcid.putcode81760150-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Humberto.pdf6.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.