Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Luiz Humberto Garcia de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:28Z | - |
dc.date.available | 2013-09-05 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luiz Humberto Garcia de. Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321 | - |
dc.description.abstract | L oeuvre de Wagner Salazar occupe une place importante dans la mémoire artistique et culturelle de la ville d Uberlândia (MG) ; il s agit d une production remarquable aussi bien par le nombre de pièces de théâtre écrites que par la réussite de leurs mise-en-scènes. La méthode de recherche comprend l accès aux chemins empruntés par le metteur-en-scène, acteur et dramaturge sur la scène nationale, ainsi qu un processus de collecte et d\'analyse des influences et des procédés qui soutiennent la création d une oeuvre qui, vingt ans plus tard, est encore considérée comme d avant-garde prouvant ainsi être, au moment de sa conception, au-delà de son époque. L\'hypothèse sur laquelle se fonde ce travail est que Wagner Salazar a été un dramaturge et un metteur-en-scène post-moderne. Pour une analyse plus objective concernant cette proposition, nous avons choisi la pièce qui a remporté le plus grand succès: Médée La Dramaticule, un spectacle théâtral qui, tout en puisant ses sources dans les tragédies d Euripide et des textes de divers auteurs, se présente, selon un certain nombre d\'études empiriques déjà réalisées, comme un matériel original que l auteur a mis en scène d abord à Uberlândia et, ensuite, dans d autres villes du Brésil, du Venezuela et de l Espagne. | fra |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Dramaturgia | por |
dc.subject | Encenação | por |
dc.subject | Memória | por |
dc.subject | Pós-modernidade | por |
dc.subject | Dramaturgie | fra |
dc.subject | Mise-en-scène | fra |
dc.subject | Mémoire | fra |
dc.subject | Post-modernité | fra |
dc.subject | Dramaturgia | por |
dc.subject | Diretores e produtores de teatro | por |
dc.title | Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706948A3 | por |
dc.contributor.referee1 | Arantes, Luiz Humberto Martins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7 | por |
dc.contributor.referee2 | Alexandre, Marcos Antônio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707275A7 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432389A6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | A obra de Wagner Salazar ocupa lugar de destaque na memória artístico-cultural de Uberlândia (MG), com uma produção que possui relevância tanto pelo número de peças teatrais concebidas quanto pela projeção alcançada por encenações destas. O método de investigação da pesquisa passa pelo acesso aos caminhos trilhados pelo diretor, ator e dramaturgo no cenário nacional e também pelo levantamento e análise das influências e dos processos que levaram o artista a conceber uma obra que, passados mais de vinte anos, ainda se mantém como vanguarda, denotando que quando concebida, provavelmente estava à frente de sua época. A hipótese que originou este trabalho é que Wagner Salazar foi dramaturgo e encenador pós-moderno. Para uma análise mais objetiva a este respeito foi escolhida a peça de sua autoria que mais alcançou projeção: Medéia O Dramatículo, um espetáculo teatral que, mesmo dialogando com a tragédia de Eurípedes e com textos de outros autores, se apresenta como material original do autor que, encenado sob sua direção, estreou em Uberlândia e foi apresentado em outras cidades do Brasil, bem como na Venezuela, Colômbia e Espanha. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 | - |
dc.orcid.putcode | 81760150 | - |
dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luiz Humberto.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.