Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar
Author: Oliveira, Luiz Humberto Garcia de
First Advisor: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
First member of the Committee: Arantes, Luiz Humberto Martins
Second member of the Committee: Alexandre, Marcos Antônio
Summary: A obra de Wagner Salazar ocupa lugar de destaque na memória artístico-cultural de Uberlândia (MG), com uma produção que possui relevância tanto pelo número de peças teatrais concebidas quanto pela projeção alcançada por encenações destas. O método de investigação da pesquisa passa pelo acesso aos caminhos trilhados pelo diretor, ator e dramaturgo no cenário nacional e também pelo levantamento e análise das influências e dos processos que levaram o artista a conceber uma obra que, passados mais de vinte anos, ainda se mantém como vanguarda, denotando que quando concebida, provavelmente estava à frente de sua época. A hipótese que originou este trabalho é que Wagner Salazar foi dramaturgo e encenador pós-moderno. Para uma análise mais objetiva a este respeito foi escolhida a peça de sua autoria que mais alcançou projeção: Medéia O Dramatículo, um espetáculo teatral que, mesmo dialogando com a tragédia de Eurípedes e com textos de outros autores, se apresenta como material original do autor que, encenado sob sua direção, estreou em Uberlândia e foi apresentado em outras cidades do Brasil, bem como na Venezuela, Colômbia e Espanha.
Abstract: L oeuvre de Wagner Salazar occupe une place importante dans la mémoire artistique et culturelle de la ville d Uberlândia (MG) ; il s agit d une production remarquable aussi bien par le nombre de pièces de théâtre écrites que par la réussite de leurs mise-en-scènes. La méthode de recherche comprend l accès aux chemins empruntés par le metteur-en-scène, acteur et dramaturge sur la scène nationale, ainsi qu un processus de collecte et d\'analyse des influences et des procédés qui soutiennent la création d une oeuvre qui, vingt ans plus tard, est encore considérée comme d avant-garde prouvant ainsi être, au moment de sa conception, au-delà de son époque. L\'hypothèse sur laquelle se fonde ce travail est que Wagner Salazar a été un dramaturge et un metteur-en-scène post-moderne. Pour une analyse plus objective concernant cette proposition, nous avons choisi la pièce qui a remporté le plus grand succès: Médée La Dramaticule, un spectacle théâtral qui, tout en puisant ses sources dans les tragédies d Euripide et des textes de divers auteurs, se présente, selon un certain nombre d\'études empiriques déjà réalisées, comme un matériel original que l auteur a mis en scène d abord à Uberlândia et, ensuite, dans d autres villes du Brésil, du Venezuela et de l Espagne.
Keywords: Dramaturgia
Encenação
Memória
Pós-modernidade
Dramaturgie
Mise-en-scène
Mémoire
Post-modernité
Dramaturgia
Diretores e produtores de teatro
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Linguística, Letras e Artes
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: OLIVEIRA, Luiz Humberto Garcia de. Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321
Date of defense: 10-Apr-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Humberto.pdf6.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.