Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar |
| Autor: | Oliveira, Luiz Humberto Garcia de |
| Primer orientador: | Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto |
| Primer miembro de la banca: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
| Segundo miembro de la banca: | Alexandre, Marcos Antônio |
| Resumen: | A obra de Wagner Salazar ocupa lugar de destaque na memória artístico-cultural de Uberlândia (MG), com uma produção que possui relevância tanto pelo número de peças teatrais concebidas quanto pela projeção alcançada por encenações destas. O método de investigação da pesquisa passa pelo acesso aos caminhos trilhados pelo diretor, ator e dramaturgo no cenário nacional e também pelo levantamento e análise das influências e dos processos que levaram o artista a conceber uma obra que, passados mais de vinte anos, ainda se mantém como vanguarda, denotando que quando concebida, provavelmente estava à frente de sua época. A hipótese que originou este trabalho é que Wagner Salazar foi dramaturgo e encenador pós-moderno. Para uma análise mais objetiva a este respeito foi escolhida a peça de sua autoria que mais alcançou projeção: Medéia O Dramatículo, um espetáculo teatral que, mesmo dialogando com a tragédia de Eurípedes e com textos de outros autores, se apresenta como material original do autor que, encenado sob sua direção, estreou em Uberlândia e foi apresentado em outras cidades do Brasil, bem como na Venezuela, Colômbia e Espanha. |
| Abstract: | L oeuvre de Wagner Salazar occupe une place importante dans la mémoire artistique et culturelle de la ville d Uberlândia (MG) ; il s agit d une production remarquable aussi bien par le nombre de pièces de théâtre écrites que par la réussite de leurs mise-en-scènes. La méthode de recherche comprend l accès aux chemins empruntés par le metteur-en-scène, acteur et dramaturge sur la scène nationale, ainsi qu un processus de collecte et d\'analyse des influences et des procédés qui soutiennent la création d une oeuvre qui, vingt ans plus tard, est encore considérée comme d avant-garde prouvant ainsi être, au moment de sa conception, au-delà de son époque. L\'hypothèse sur laquelle se fonde ce travail est que Wagner Salazar a été un dramaturge et un metteur-en-scène post-moderne. Pour une analyse plus objective concernant cette proposition, nous avons choisi la pièce qui a remporté le plus grand succès: Médée La Dramaticule, un spectacle théâtral qui, tout en puisant ses sources dans les tragédies d Euripide et des textes de divers auteurs, se présente, selon un certain nombre d\'études empiriques déjà réalisées, comme un matériel original que l auteur a mis en scène d abord à Uberlândia et, ensuite, dans d autres villes du Brésil, du Venezuela et de l Espagne. |
| Palabras clave: | Dramaturgia Encenação Memória Pós-modernidade Dramaturgie Mise-en-scène Mémoire Post-modernité Dramaturgia Diretores e produtores de teatro |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla de la institución: | UFU |
| Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
| Cita: | OLIVEIRA, Luiz Humberto Garcia de. Pelos trilhos do Wagão: o teatro de Wagner Salazar. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.219 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12321 |
| Fecha de defensa: | 10-abr-2013 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Luiz Humberto.pdf | 6.89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
