Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Autor(es): Pereira, Caroliny
Primeiro orientador: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Primeiro membro da banca: Silva, Cláudia Maria França da
Segundo membro da banca: Ferracini, Renato
Resumo: A pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema.
Abstract: The research called Snapshots Fragments; a study of Bergsonian cinematographic mechanism in the Marcel Duchamp´s painting Nude Descending a Staircase, is based in arts and reflections in which paint is performed a study of the cinematic mechanism concept from the philosopher, Henri Bergson. The research starts from the questions about wich intersection point can exist between an art work and a philosophical concept, that were deeply relevant and fruitful in modernity with contemporary developments in both discussions: arts and philosophy. In other words, this work was done intending to find similarities and differences between Duchamp\'s painting and Bergson´s concept. The research was developed aiming to enable the dialogue establishment between art and philosophy, given through an element that would be the embrace of both: the movie.
Palavras-chave: Nu descendo uma escada
Duchamp
Mecanismo cinematográfico
Movimento
Bergson
Nude descending a staircase
Marcel duchamp
Cinematic mechanism
Movement
Artistas franceses - Séc. XX
Pintura moderna - Séc. XX
Nu na arte
Duchamp, Marcel, 1887-1968
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: PEREIRA, Caroliny. Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Data de defesa: 28-Fev-2012
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