Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp |
Autor(es): | Pereira, Caroliny |
Primeiro orientador: | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Cláudia Maria França da |
Segundo membro da banca: | Ferracini, Renato |
Resumo: | A pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema. |
Abstract: | The research called Snapshots Fragments; a study of Bergsonian cinematographic mechanism in the Marcel Duchamp´s painting Nude Descending a Staircase, is based in arts and reflections in which paint is performed a study of the cinematic mechanism concept from the philosopher, Henri Bergson. The research starts from the questions about wich intersection point can exist between an art work and a philosophical concept, that were deeply relevant and fruitful in modernity with contemporary developments in both discussions: arts and philosophy. In other words, this work was done intending to find similarities and differences between Duchamp\'s painting and Bergson´s concept. The research was developed aiming to enable the dialogue establishment between art and philosophy, given through an element that would be the embrace of both: the movie. |
Palavras-chave: | Nu descendo uma escada Duchamp Mecanismo cinematográfico Movimento Bergson Nude descending a staircase Marcel duchamp Cinematic mechanism Movement Artistas franceses - Séc. XX Pintura moderna - Séc. XX Nu na arte Duchamp, Marcel, 1887-1968 |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | PEREIRA, Caroliny. Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314 |
Data de defesa: | 28-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 3.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.