Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Caroliny | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:26Z | - |
dc.date.available | 2013-03-19 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:26Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Caroliny. Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314 | - |
dc.description.abstract | The research called Snapshots Fragments; a study of Bergsonian cinematographic mechanism in the Marcel Duchamp´s painting Nude Descending a Staircase, is based in arts and reflections in which paint is performed a study of the cinematic mechanism concept from the philosopher, Henri Bergson. The research starts from the questions about wich intersection point can exist between an art work and a philosophical concept, that were deeply relevant and fruitful in modernity with contemporary developments in both discussions: arts and philosophy. In other words, this work was done intending to find similarities and differences between Duchamp\'s painting and Bergson´s concept. The research was developed aiming to enable the dialogue establishment between art and philosophy, given through an element that would be the embrace of both: the movie. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Nu descendo uma escada | por |
dc.subject | Duchamp | por |
dc.subject | Mecanismo cinematográfico | por |
dc.subject | Movimento | por |
dc.subject | Bergson | por |
dc.subject | Nude descending a staircase | eng |
dc.subject | Marcel duchamp | eng |
dc.subject | Cinematic mechanism | eng |
dc.subject | Movement | eng |
dc.subject | Artistas franceses - Séc. XX | por |
dc.subject | Pintura moderna - Séc. XX | por |
dc.subject | Nu na arte | por |
dc.subject | Duchamp, Marcel, 1887-1968 | por |
dc.title | Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796553U4 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Cláudia Maria França da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5 | por |
dc.contributor.referee2 | Ferracini, Renato | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4506969A7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | A pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95 | - |
dc.orcid.putcode | 81760173 | - |
dc.crossref.doibatchid | 67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.