Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Caroliny-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:26Z-
dc.date.available2013-03-19-
dc.date.available2016-06-22T18:31:26Z-
dc.date.issued2012-02-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Caroliny. Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314-
dc.description.abstractThe research called Snapshots Fragments; a study of Bergsonian cinematographic mechanism in the Marcel Duchamp´s painting Nude Descending a Staircase, is based in arts and reflections in which paint is performed a study of the cinematic mechanism concept from the philosopher, Henri Bergson. The research starts from the questions about wich intersection point can exist between an art work and a philosophical concept, that were deeply relevant and fruitful in modernity with contemporary developments in both discussions: arts and philosophy. In other words, this work was done intending to find similarities and differences between Duchamp\'s painting and Bergson´s concept. The research was developed aiming to enable the dialogue establishment between art and philosophy, given through an element that would be the embrace of both: the movie.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNu descendo uma escadapor
dc.subjectDuchamppor
dc.subjectMecanismo cinematográficopor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectBergsonpor
dc.subjectNude descending a staircaseeng
dc.subjectMarcel duchampeng
dc.subjectCinematic mechanismeng
dc.subjectMovementeng
dc.subjectArtistas franceses - Séc. XXpor
dc.subjectPintura moderna - Séc. XXpor
dc.subjectNu na artepor
dc.subjectDuchamp, Marcel, 1887-1968por
dc.titleFragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamppor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796553U4por
dc.contributor.referee1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5por
dc.contributor.referee2Ferracini, Renato-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4506969A7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95-
dc.orcid.putcode81760173-
dc.crossref.doibatchid67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.