Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Author: Pereira, Caroliny
First Advisor: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
First member of the Committee: Silva, Cláudia Maria França da
Second member of the Committee: Ferracini, Renato
Summary: A pesquisa intitulada Fragmentos instantâneos, um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada de Marcel Duchamp, trata-se de uma pesquisa em fundamentos e reflexões em artes, no qual são realizados estudos da pintura Nu descendo uma escada , de Marcel Duchamp, e do conceito de mecanismo cinematográfico, do filósofo Henri Bergson. A pesquisa inicia-se a partir dos questionamentos sobre a possibilidade de haver um ponto de intersecção entre um trabalho em arte e um conceito filosófico, os quais foram profundamente relevantes na modernidade e profícuos de desdobramentos na contemporaneidade e, nas discussões tanto no campo das artes, quanto na filosofia. Em outras palavras este trabalho foi realizado objetivando-se verificar em quais aspectos há convergências e divergências entre a pintura de Duchamp e o conceito de Bergson. A pesquisa foi realizada visando possibilitar a instauração de um diálogo entre arte e filosofia, dado através de um elemento que seria o amplexo de ambos, o cinema.
Abstract: The research called Snapshots Fragments; a study of Bergsonian cinematographic mechanism in the Marcel Duchamp´s painting Nude Descending a Staircase, is based in arts and reflections in which paint is performed a study of the cinematic mechanism concept from the philosopher, Henri Bergson. The research starts from the questions about wich intersection point can exist between an art work and a philosophical concept, that were deeply relevant and fruitful in modernity with contemporary developments in both discussions: arts and philosophy. In other words, this work was done intending to find similarities and differences between Duchamp\'s painting and Bergson´s concept. The research was developed aiming to enable the dialogue establishment between art and philosophy, given through an element that would be the embrace of both: the movie.
Keywords: Nu descendo uma escada
Duchamp
Mecanismo cinematográfico
Movimento
Bergson
Nude descending a staircase
Marcel duchamp
Cinematic mechanism
Movement
Artistas franceses - Séc. XX
Pintura moderna - Séc. XX
Nu na arte
Duchamp, Marcel, 1887-1968
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Institution Acronym: UFU
Department: Linguística, Letras e Artes
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Quote: PEREIRA, Caroliny. Fragmentos Instantâneos: um estudo do mecanismo cinematográfico bergsoniano na pintura Nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.95
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12314
Date of defense: 28-Feb-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.