Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12312
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Branco ou Augusto?: a duplicidade em cena: o palhaço em "estado" de "transformação" |
Autor(es): | Gomes, Marcelo Batista |
Primeiro orientador: | Merisio, Paulo Ricardo |
Primeiro membro da banca: | Alcure, Adriana Schneider |
Segundo membro da banca: | Silva, Narciso Larangeira Telles da |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado trabalha a questão dos tipos clássicos do palhaço pelos conhecimentos da área circense, e da atuação (prática e teórica) do nariz vermelho no teatro; através da análise de teorias e dos exemplos práticos analisados (a Força hercúlea de A.la.pi.pe.tuá!! e Abelha, abelhinha de Reprisantes ). Apoiando-se, principalmente, nos estudos de Mario Bolognesi e Luís Otávio Burnier; incorporando, desta maneira, palavras/conceitos que deram significado ao subtítulo deste trabalho: transformação e estado . Discute também, a representatividade do palhaço como símbolo do homem em cena; fundamentado em análises sobre as teorias de Raymond Williams, Jean Chevalier, Mikhail Bakhtin, Junito de Souza Brandão, John Rudlin entre outros. Através dos recortes aplicados, é estudado o jogo de relações do palhaço, e a formulação da duplicidade , branco e augusto. Para isso, foram fundamentais os entendimentos sobre as teorias e práticas de Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Abel Saavedra, Paulo Merísio, Ermínia Silva, Joice Brondani, Alice Viveiros de Castro, Renato Ferracine, Juliana Jardim, Roberto Ruiz, Narciso Telles, Rose Battistella, Michael Chekhov, Humberto Marques Ribeiro e Ésio Magalhães; a prática clownesca e teatral formam a base fundamental deste trabalho. Por isso, os entendimentos sobre arte, cultura e sociedade nortearam a pesquisa. Buscando interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e alimentado por conceitos como transformação , estado de interpretação , Residual , Alma e personalidade , verdade e lógica própria aplicados ao trabalho de clown, esta dissertação promove discussões que revelam práticas e teorias teatrais e circenses. |
Abstract: | This dissertation work the issue of types classic clown circus for the knowledge of the area on the subject, and the performance (practical and theoretical) of red nose in the theater, through the analysis of theories and practical examples analyzed (the Força hercúlea of "A.la.pi.pe.tuá!" and Abelha, abelhinha from" Reprisantes "). Relying mainly on studies of Mario Bolognesi and Luis Otavio Burnier, incorporating in this way, concepts that have meaning to the subtitle of this work, transformation and state . It also discusses the representativeness of the clown as a symbol of man on the scene, based on analyzes of the theories of Raymond Williams, Jean Chevalier, Mikhail Bakhtin, Junito de Souza Brandão, John Rudlin among others. Through the cuts applied, we study the interplay of relations of the clowns, and the formulation of "duplicity", white and august. For that, fundamental understandings of the theories and practices Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Abel Saavedra, Paulo Merísio, Ermínia Silva, Joice Brondani, Alice Viveiros de Castro, Renato Ferracine, Juliana Jardin, Roberto Ruiz, Narciso Telles, Rose Battistella, Michael Chekhov, Humberto Marques Ribeiro and Ésio Magalhães; practice clowning and theater were the foundation of this work. Therefore, the understandings about culture, society and art guided the research. Seeking interdisciplinary areas of knowledge and fed by concepts such as transformation , state interpretation , Residual , Soul and personality , truth and clown logic applied to the work of clown, this paper promotes discussion practices and theories that reveal theater and circus. |
Palavras-chave: | Teatro Circo Palhaços na arte Palhaçada Palhaço Circo-teatro Ritual Theater Clown Circus theater Ritual |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | GOMES, Marcelo Batista. Branco ou Augusto?: a duplicidade em cena: o palhaço em "estado" de "transformação". 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.287 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.287 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12312 |
Data de defesa: | 25-Jun-2012 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BrancoOuAugusto.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.