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dc.creatorGomes, Marcelo Batista-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:26Z-
dc.date.available2013-03-05-
dc.date.available2016-06-22T18:31:26Z-
dc.date.issued2012-06-25-
dc.identifier.citationGOMES, Marcelo Batista. Branco ou Augusto?: a duplicidade em cena: o palhaço em "estado" de "transformação". 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.287por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12312-
dc.description.abstractThis dissertation work the issue of types classic clown circus for the knowledge of the area on the subject, and the performance (practical and theoretical) of red nose in the theater, through the analysis of theories and practical examples analyzed (the Força hercúlea of "A.la.pi.pe.tuá!" and Abelha, abelhinha from" Reprisantes "). Relying mainly on studies of Mario Bolognesi and Luis Otavio Burnier, incorporating in this way, concepts that have meaning to the subtitle of this work, transformation and state . It also discusses the representativeness of the clown as a symbol of man on the scene, based on analyzes of the theories of Raymond Williams, Jean Chevalier, Mikhail Bakhtin, Junito de Souza Brandão, John Rudlin among others. Through the cuts applied, we study the interplay of relations of the clowns, and the formulation of "duplicity", white and august. For that, fundamental understandings of the theories and practices Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Abel Saavedra, Paulo Merísio, Ermínia Silva, Joice Brondani, Alice Viveiros de Castro, Renato Ferracine, Juliana Jardin, Roberto Ruiz, Narciso Telles, Rose Battistella, Michael Chekhov, Humberto Marques Ribeiro and Ésio Magalhães; practice clowning and theater were the foundation of this work. Therefore, the understandings about culture, society and art guided the research. Seeking interdisciplinary areas of knowledge and fed by concepts such as transformation , state interpretation , Residual , Soul and personality , truth and clown logic applied to the work of clown, this paper promotes discussion practices and theories that reveal theater and circus.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectCircopor
dc.subjectPalhaços na artepor
dc.subjectPalhaçadapor
dc.subjectPalhaçopor
dc.subjectCirco-teatropor
dc.subjectRitualpor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectClowneng
dc.subjectCircus theatereng
dc.subjectRitualeng
dc.titleBranco ou Augusto?: a duplicidade em cena: o palhaço em "estado" de "transformação"por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Merisio, Paulo Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708256E6por
dc.contributor.referee1Alcure, Adriana Schneider-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763766D3por
dc.contributor.referee2Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717776T9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado trabalha a questão dos tipos clássicos do palhaço pelos conhecimentos da área circense, e da atuação (prática e teórica) do nariz vermelho no teatro; através da análise de teorias e dos exemplos práticos analisados (a Força hercúlea de A.la.pi.pe.tuá!! e Abelha, abelhinha de Reprisantes ). Apoiando-se, principalmente, nos estudos de Mario Bolognesi e Luís Otávio Burnier; incorporando, desta maneira, palavras/conceitos que deram significado ao subtítulo deste trabalho: transformação e estado . Discute também, a representatividade do palhaço como símbolo do homem em cena; fundamentado em análises sobre as teorias de Raymond Williams, Jean Chevalier, Mikhail Bakhtin, Junito de Souza Brandão, John Rudlin entre outros. Através dos recortes aplicados, é estudado o jogo de relações do palhaço, e a formulação da duplicidade , branco e augusto. Para isso, foram fundamentais os entendimentos sobre as teorias e práticas de Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Abel Saavedra, Paulo Merísio, Ermínia Silva, Joice Brondani, Alice Viveiros de Castro, Renato Ferracine, Juliana Jardim, Roberto Ruiz, Narciso Telles, Rose Battistella, Michael Chekhov, Humberto Marques Ribeiro e Ésio Magalhães; a prática clownesca e teatral formam a base fundamental deste trabalho. Por isso, os entendimentos sobre arte, cultura e sociedade nortearam a pesquisa. Buscando interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e alimentado por conceitos como transformação , estado de interpretação , Residual , Alma e personalidade , verdade e lógica própria aplicados ao trabalho de clown, esta dissertação promove discussões que revelam práticas e teorias teatrais e circenses.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.287-
dc.orcid.putcode81760177-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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