Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12288
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico
metadata.dc.creator: Freitas, Vanilto Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Narciso Larangeira Telles da
metadata.dc.contributor.referee1: Meira, Renata Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Nunes, Sandra Meyer
metadata.dc.description.resumo: A premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico com uma sensibilidade mais aguçada no que se refere à interação com a cidade contemporânea. A formatação da aula primou pela inserção de princípiostécnico- corporais catalogados através de um processo de Auto-Etnografia da trajetória formativa do pesquisador, com ênfase em sua experiência nas manifestações Dança de Rua (B.boying), Le Parkour e Release Tecnique (Dança Contemporânea) e também pela aplicação de cursos rápidos nos quais os alunos foram estimulados a experienciar espaços das cidades caracterizados pela diversidade de texturas e volumes.
Abstract: The premise of this paper is that from a teaching-learning process characterized by classes conducted in places among the danger zone (city) and a secure space (classroom), and throughout the socialization of body technical mechanisms from cultural backgrounds marked with a greater friction between body and city, may emerge a scenic artist with a high developed sensitivity related to the interaction with the contemporary city. The format of the class aim for the inclusion of technical and physical principles cataloged through a process of Self-Ethnography of the formative trajectory of the researcher, with emphasis on his experience in the manifestations Street Dance (B.boying), Le Parkour and Release tecnique (Contemporary Dance) and also to the application of short courses in which students were encouraged to experience the spaces of cities which are characterized by a diversity of textures and volumes.
Keywords: Ensino-aprendizagem
Princípios técnico corporais
B. Boying
Le parkour
Release tecnique
Teaching-learning
Body technical principles
Artes cênicas Estudo e ensino
Representação teatral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: FREITAS, Vanilto Alves de. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12288
Issue Date: 27-Apr-2011
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf9.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.