Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFreitas, Vanilto Alves de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:22Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.available2016-06-22T18:31:22Z-
dc.date.issued2011-04-27-
dc.identifier.citationFREITAS, Vanilto Alves de. Para uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênico. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.32por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12288-
dc.description.abstractThe premise of this paper is that from a teaching-learning process characterized by classes conducted in places among the danger zone (city) and a secure space (classroom), and throughout the socialization of body technical mechanisms from cultural backgrounds marked with a greater friction between body and city, may emerge a scenic artist with a high developed sensitivity related to the interaction with the contemporary city. The format of the class aim for the inclusion of technical and physical principles cataloged through a process of Self-Ethnography of the formative trajectory of the researcher, with emphasis on his experience in the manifestations Street Dance (B.boying), Le Parkour and Release tecnique (Contemporary Dance) and also to the application of short courses in which students were encouraged to experience the spaces of cities which are characterized by a diversity of textures and volumes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPrincípios técnico corporaispor
dc.subjectB. Boyingpor
dc.subjectLe parkourpor
dc.subjectRelease tecniquepor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectBody technical principleseng
dc.subjectArtes cênicas Estudo e ensinopor
dc.subjectRepresentação teatralpor
dc.titlePara uma cidade habitar um corpo: proposições de uso do espaço urbano e seus acréscimos na formação do artista cênicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.contributor.referee1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723570Y3por
dc.contributor.referee2Nunes, Sandra Meyer-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764935J5por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoA premissa do trabalho é de que a partir de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado por aulas realizadas entre o espaço de risco (cidade) e o espaço seguro (sala de aula), e da socialização de mecanismos técnico-corporais provenientes de universos culturais marcados pela maior fricção entre corpo e cidade, possa emergir um artista cênico com uma sensibilidade mais aguçada no que se refere à interação com a cidade contemporânea. A formatação da aula primou pela inserção de princípiostécnico- corporais catalogados através de um processo de Auto-Etnografia da trajetória formativa do pesquisador, com ênfase em sua experiência nas manifestações Dança de Rua (B.boying), Le Parkour e Release Tecnique (Dança Contemporânea) e também pela aplicação de cursos rápidos nos quais os alunos foram estimulados a experienciar espaços das cidades caracterizados pela diversidade de texturas e volumes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.32-
dc.orcid.putcode81760187-
dc.crossref.doibatchid87b7282b-0a46-40d2-85e8-54e1080f7d06-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf9.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.