Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG
metadata.dc.creator: Mamede, Talita Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee1: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Telma Regina da Costa Guimarães
metadata.dc.description.resumo: O tema cidadania corporativa vem sendo bastante estudado nos últimos anos, mas poucas pesquisas relacionam as ações sociais empresariais com o fortalecimento da imagem corporativa. Este trabalho visa identificar como as ações sociais de uma empresa podem fortalecer a imagem corporativa, com base nos estudos de cidadania corporativa de Maignan, Ferrell (2001) que apresentam a cidadania corporativa sob as faces legal, ética, econômica e filantrópica de forma a atender às demandas dos stakeholders. Analisou-se o Projeto Criança, realizado pela empresa CTBC, que desenvolve atividades que envolvem crianças e professores de Ensino Fundamental. Neste estudo de caso, analisaram-se as ações do Projeto Criança em uma escola municipal de Uberlândia-MG através de uma pesquisa com pais, alunos e professores. Os resultados indicam que as pessoas envolvidas reconhecem a empresa como uma empresa cidadã, mas ressaltam as vantagens que a mesma obtém com estas ações.
Abstract: The topic citizenship has been highly studied in the past few years, but few researches relate business social actions to a stronger corporative image. The purpose of this work is to identify how a company s social actions can strengthen its corporative image based on the studies of Maignan, Ferrell (2001) who show corporative citizenship according to legal, ethical, economic and philanthropic aspects in order to answer to stakeholders demands. The "Child Project" held by CTBC Company, which develops activities involving elementary school children and teachers, was analyzed. In this case study, the actions of the "Child Project" in a school of the town of Uberlândia MG, were examined from a research with parents, students and teachers. The results show that the people involved acknowledge CTBC as a citizen company.
Keywords: Cidadania corporativa
Imagem empresarial
Marketing social
Corporative citizenship
Managerial image
Social marketing
Responsabilidade social da empresa
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: MAMEDE, Talita Tavares. Cidadania corporativa e imagem empresarial: um estudo de caso em uma empresa de telecomunicações em Uberlândia/MG. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12039
Issue Date: 18-Mar-2005
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TTMamedeDISSPRT.pdf736.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.