Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11972
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Consumo consciente: em busca de um instrumento que determine o perfil deste consumidor
Autor(es): Fernandes, Vivian Duarte Couto
Primeiro orientador: Moriguchi, Stella Naomi
Primeiro membro da banca: Valadão Júnior, Valdir Machado
Segundo membro da banca: Yanaze, Mitsuru Higuchi
Resumo: A investigação sobre quem é o consumidor consciente, suas características demográficas e psicográficas, a medida de consciência ambiental, atitude e comportamento das pessoas, tem sido objeto de estudo de muitos trabalhos na área de marketing, que buscam ainda, a investigação sobre formas efetivas para atingir esses consumidores. No Brasil, o aumento dos estudos nesta área se deu, principalmente, na última década. Mas, assim como os trabalhos internacionais, os resultados não foram conclusivos. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, contribuir para o estudo do comportamento do consumo consciente, no sentido de criar um instrumento que possa identificá-lo. Para isto, a primeira parte desta dissertação busca integrar e resgatar os estudos de comportamento do consumidor a partir das questões ambientais, identificar e analisar os instrumentos de pesquisa sugeridos por outros autores para compreensão do consumo consciente. A segunda parte sugere a proposição de uma escala que engloba as variáveis de conhecimento, atitude e comportamento com o objetivo de traçar o perfil deste consumidor. Utilizando de pesquisa descritiva, este estudo quantitativo foi realizado a partir de uma amostra composta por 621 estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. O instrumento proposto pode ser operacionalizado por uma escala de 25 itens, compostos em 7 dimensões: atitude de compra, consciência ambiental, conhecimento, reciclagem, substituição, desperdício e responsabilidade. Apesar das limitações desta pesquisa, acredita-se que ela contribui para a discussão sobre a sustentabilidade, a partir das ações do indivíduo. Sugere-se a reaplicação da escala com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as suas propriedades psicométricas.
Abstract: An investigation into who is the conscious consumer, demographic and psychographic characteristics, a measure of environmental awareness, attitude and behavior of people, has been the subject of many works in marketing study. They do research on effective ways to reach these consumers. In Brazil, the increase of studies in this area took place mainly in the last decade. But, as well as the international work, the results were not conclusive. In this sense, the purpose of this work, contribute to the study of behavior, conscious consumption, in order to create an instrument that can identify it. For this, the first part of this dissertation seeks to integrate and rescue the consumer behavior studies from environmental issues, identify and analyze the research tools suggested by other authors to understanding conscious consumption. A second part suggests a proposition of a scale encompasses how variables of knowledge, attitude and behavior with the goal of consumer\'s profile. Using descriptive research, this quantitative study was conducted based on a sample comprised of 621 students from graduating from Universidade Federal de Uberlândia. The proposed instrument can be operated by a scale of 25 items, composed in 7 dimensions: attitude of purchase, environmental awareness, knowledge, recycling, replacement, waste and responsibility. Despite the limitations of this research, it is believed that it contributes to the debate on sustainability, from the actions of the individual. Suggest reapplying the scale to improve and refine their psychometric properties.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor
Consumo consciente
Escala
Consumer behavior
Conscious consumer
Scale
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: FERNANDES, Vivian Duarte Couto. Consumo consciente: em busca de um instrumento que determine o perfil deste consumidor. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.273
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.273
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11972
Data de defesa: 11-Jun-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConsumoConscienteBusca.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.