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dc.creatorFernandes, Vivian Duarte Couto-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:22Z-
dc.date.available2012-09-14-
dc.date.available2016-06-22T18:30:22Z-
dc.date.issued2012-06-11-
dc.identifier.citationFERNANDES, Vivian Duarte Couto. Consumo consciente: em busca de um instrumento que determine o perfil deste consumidor. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.273por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11972-
dc.description.abstractAn investigation into who is the conscious consumer, demographic and psychographic characteristics, a measure of environmental awareness, attitude and behavior of people, has been the subject of many works in marketing study. They do research on effective ways to reach these consumers. In Brazil, the increase of studies in this area took place mainly in the last decade. But, as well as the international work, the results were not conclusive. In this sense, the purpose of this work, contribute to the study of behavior, conscious consumption, in order to create an instrument that can identify it. For this, the first part of this dissertation seeks to integrate and rescue the consumer behavior studies from environmental issues, identify and analyze the research tools suggested by other authors to understanding conscious consumption. A second part suggests a proposition of a scale encompasses how variables of knowledge, attitude and behavior with the goal of consumer\'s profile. Using descriptive research, this quantitative study was conducted based on a sample comprised of 621 students from graduating from Universidade Federal de Uberlândia. The proposed instrument can be operated by a scale of 25 items, composed in 7 dimensions: attitude of purchase, environmental awareness, knowledge, recycling, replacement, waste and responsibility. Despite the limitations of this research, it is believed that it contributes to the debate on sustainability, from the actions of the individual. Suggest reapplying the scale to improve and refine their psychometric properties.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectConsumo conscientepor
dc.subjectEscalapor
dc.subjectConsumer behavioreng
dc.subjectConscious consumereng
dc.subjectScaleeng
dc.titleConsumo consciente: em busca de um instrumento que determine o perfil deste consumidorpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moriguchi, Stella Naomi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.contributor.referee1Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6por
dc.contributor.referee2Yanaze, Mitsuru Higuchi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778233Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450462E4por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoA investigação sobre quem é o consumidor consciente, suas características demográficas e psicográficas, a medida de consciência ambiental, atitude e comportamento das pessoas, tem sido objeto de estudo de muitos trabalhos na área de marketing, que buscam ainda, a investigação sobre formas efetivas para atingir esses consumidores. No Brasil, o aumento dos estudos nesta área se deu, principalmente, na última década. Mas, assim como os trabalhos internacionais, os resultados não foram conclusivos. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, contribuir para o estudo do comportamento do consumo consciente, no sentido de criar um instrumento que possa identificá-lo. Para isto, a primeira parte desta dissertação busca integrar e resgatar os estudos de comportamento do consumidor a partir das questões ambientais, identificar e analisar os instrumentos de pesquisa sugeridos por outros autores para compreensão do consumo consciente. A segunda parte sugere a proposição de uma escala que engloba as variáveis de conhecimento, atitude e comportamento com o objetivo de traçar o perfil deste consumidor. Utilizando de pesquisa descritiva, este estudo quantitativo foi realizado a partir de uma amostra composta por 621 estudantes de graduação da Universidade Federal de Uberlândia. O instrumento proposto pode ser operacionalizado por uma escala de 25 itens, compostos em 7 dimensões: atitude de compra, consciência ambiental, conhecimento, reciclagem, substituição, desperdício e responsabilidade. Apesar das limitações desta pesquisa, acredita-se que ela contribui para a discussão sobre a sustentabilidade, a partir das ações do indivíduo. Sugere-se a reaplicação da escala com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar as suas propriedades psicométricas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.273-
dc.orcid.putcode81757366-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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