Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11952
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A interação entre a responsabilidade social corporativa e a percepção de benefício, de preço e de valor e seu impacto de compra: um estudo em Uberlândia-MG
metadata.dc.creator: Bergson, Aline Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, áurea Helena Puga
metadata.dc.contributor.referee2: Valadão Júnior, Valdir Machado
metadata.dc.description.resumo: Nas últimas décadas empresas e consumidores revelaram-se cada vez mais engajados e dispostos a buscar formas de aliar o papel social com o econômico e ambiental. Muitas empresas se mobilizaram para a questão da responsabilidade social corporativa (RSC) e estruturaram projetos voltados para uma gestão socialmente responsável, investindo na relação moral, transparente e de qualidade com todos os seus públicos. Esta dissertação examinou a interação entre a responsabilidade social corporativa e a percepção de benefício, de preço e de valor e seu impacto na intenção de compra. Através do uso de cenários buscou-se investigar se o benefício e valor percebidos pelo consumidor na oferta de uma empresa considerada socialmente responsável justificam um preço acima do praticado pelos concorrentes e influenciaria sua intenção de compra. Para encontrar a resposta, foram aplicados questionários em Uberlândia - MG, com dois grupos de entrevistados, fazendo-se referência ao projeto Algar Transforma, implementado por uma organização bastante conhecida na cidade, o Grupo Algar. O referencial teórico desenvolvido sobre o tema foi elaborado a partir da análise dos estudos sobre RSC e comportamento do consumidor feitos das últimas décadas. Os resultados obtidos indicaram que os consumidores pesquisados perceberam um benefício e um valor maior na oferta da empresa socialmente responsável e que estão dispostos a pagar 10% a mais pelo seu produto, julgando justo este diferencial de preço cobrado. Os resultados também apontaram que o benefício que os consumidores pesquisados perceberam na oferta da empresa e a percepção de que o diferencial de preço justo possui relação com a percepção de valor desses consumidores sobre a oferta da empresa e o valor percebido que está relacionado à intenção de compra dos consumidores.
Abstract: In recent decades companies and consumers have proven to be more engaged and willing to seek ways to combine the role with the economic and social environment. Many companies have moved to the issue of corporate social responsibility (CSR) and structured projects for a socially responsible management, investing in the moral relationship, transparent and quality to all its stakeholders. This dissertation examined the interaction between corporate social responsibility and the perception of benefit, price and value and its impact on purchase intent. Through the use of scenarios aimed to investigate whether the benefit and value perceived by the consumer in the offer of a company considered socially responsible justify a price above practiced by their competitors and influence purchase intent. To find the answer, questionnaires were filled in Uberlândia - MG, with two groups of respondents, making reference to the project turns Algar, implemented by an organization well known in the city, the Algar Group. The theoretical framework developed on the theme was developed from an analysis of studies on CSR and consumer behavior made in decades. The results showed that consumers surveyed perceive a benefit and a higher value in the supply of socially responsible company and are willing to pay 10% more for your product, just judging this price differential charged. The results also showed that the benefit of consumers surveyed understood the company's offer and the perception that the price differential has just related to the perception of consumers about the value of the company's offer and the perceived value that is related to purchase intent of consumers.
Keywords: Responsabilidade social da empresa
Comportamento do consumidor
Responsabilidade social corporativa
Comportamento do consumidor
Benefício percebido
Valor percebido
Justiça de preço percebida
Intenção de compra
Corporate social responsibility
Consumer behavior
Perceived benefit
Perceived value
Perceived price fairness
Purchase intent
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: BERGSON, Aline Martins. A interação entre a responsabilidade social corporativa e a percepção de benefício, de preço e de valor e seu impacto de compra: um estudo em Uberlândia-MG. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11952
Issue Date: 18-Jul-2011
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Aline.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.