Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11933
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O impacto da orientação para o mercado em empresas incubadas de Uberlândia pertencentes à área de tecnologia da informação
metadata.dc.creator: Viola, Carlos Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira Filho, Joao Bento de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Edmilson de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Moriguchi, Stella Naomi
metadata.dc.description.resumo: Dentre as dificuldades de organizações de base tecnológica que passaram por todo o processo de incubação de empresas, os aspectos mercadológicos apresentam-se como o principal empecilho que compromete sua inserção no mercado, crescimento e a própria sobrevivência. As atividades que visam satisfazer aos clientes e são orientadas para as necessidades do mercado têm um papel importante na minimização das deficiências de marketing dessas empresas. Este trabalho tem como problema de pesquisa verificar a intensidade da orientação para o mercado OPM quanto se baseiam nas informações do mercado nas tomadas de ação, das empresas de uma incubadora em Uberlândia e como essa orientação contribui para a sobrevivência delas. O trabalho é baseado em estudo de levantamento realizado com os proprietários ou gestores destas empresas de Tecnologia da Informação TI, que foram incubadas até 2004 na Incubadora de Empresas de Tecnologia em Software - INETEC, cujo gestor é o Núcleo Softex do Triângulo TRISOFT. O objetivo geral deste trabalho é descrever o impacto da orientação para o mercado sobre a sobrevivência das empresas incubadas na INETEC e para realizar esse estudo será utilizada uma escala de medição de nível de OPM complementada com outras questões pertinentes aos objetivos específicos definidos. A principal conclusão deste estudo foi a constatação da existência de uma sensível orientação para o mercado nas tomadas de decisões das empresas incubadas na INETEC. Verificou-se, também, que as empresas sobreviventes foram as que apresentaram maior nível de orientação para o mercado. Essas informações poderão contribuir para o planejamento dos negócios das próximas empresas a serem incubadas.
Abstract: In the midst of the difficulties presented by the technological based organizations, from incubators, that went thorough all the process of incubation, the marketing aspects figure as the main hindrance that jeopardizes the entrance, growth and survival of these companies in the market place. The activities that aim customer satisfaction and are market oriented play an important roll in minimizing marketing deficiencies of these firms. The research problem of this work is to verify the intensity of market orientation of companies in an incubator from Uberlândia and how this orientation contributes to their survival. This work is based on a survey study made with the owners or managers of the Tecnological Information Companies that were incubated in Incubadora de Empresas de Tecnologia em Software INETEC whose manager is Núcleo Softex do Triângulo TRISOFT. The general objective of this work is to describe the impact of market orientation in the survival of the incubated companies from INETEC and, as a way to accomplish this study, it was used an scale that measures the orientation market level, which was added by the other questions concerning the specific objectives proposed here. The main conclusion of this study was that there is a sensible market orientation in the decision making of the incubated companies from INETEC. Besides that, it was verified that the surviving companies were those that achieved the higher level of market orientation. This information can contribute to plan the business of future incubated enterprises.
Keywords: Orientação para o mercado
Empresa de base tecnológica
Tecnologia da informação e incubadora
Market orientation
Tecnological based enterprise
Tecnological information and incubator
Marketing
Incubadoras de empresas - Uberlândia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Administração
Citation: VIOLA, Carlos Henrique. O impacto da orientação para o mercado em empresas incubadas de Uberlândia pertencentes à área de tecnologia da informação. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11933
Issue Date: 17-Mar-2006
Appears in Collections:CPGAD - Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHViolaDISSPRT.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.