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dc.creatorViola, Carlos Henrique
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:12Z-
dc.date.available2006-05-09
dc.date.available2016-06-22T18:30:12Z-
dc.date.issued2006-03-17
dc.identifier.citationVIOLA, Carlos Henrique. O impacto da orientação para o mercado em empresas incubadas de Uberlândia pertencentes à área de tecnologia da informação. 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11933-
dc.description.abstractIn the midst of the difficulties presented by the technological based organizations, from incubators, that went thorough all the process of incubation, the marketing aspects figure as the main hindrance that jeopardizes the entrance, growth and survival of these companies in the market place. The activities that aim customer satisfaction and are market oriented play an important roll in minimizing marketing deficiencies of these firms. The research problem of this work is to verify the intensity of market orientation of companies in an incubator from Uberlândia and how this orientation contributes to their survival. This work is based on a survey study made with the owners or managers of the Tecnological Information Companies that were incubated in Incubadora de Empresas de Tecnologia em Software INETEC whose manager is Núcleo Softex do Triângulo TRISOFT. The general objective of this work is to describe the impact of market orientation in the survival of the incubated companies from INETEC and, as a way to accomplish this study, it was used an scale that measures the orientation market level, which was added by the other questions concerning the specific objectives proposed here. The main conclusion of this study was that there is a sensible market orientation in the decision making of the incubated companies from INETEC. Besides that, it was verified that the surviving companies were those that achieved the higher level of market orientation. This information can contribute to plan the business of future incubated enterprises.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrientação para o mercadopor
dc.subjectEmpresa de base tecnológicapor
dc.subjectTecnologia da informação e incubadorapor
dc.subjectMarket orientationeng
dc.subjectTecnological based enterpriseeng
dc.subjectTecnological information and incubatoreng
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectIncubadoras de empresas - Uberlândiapor
dc.titleO impacto da orientação para o mercado em empresas incubadas de Uberlândia pertencentes à área de tecnologia da informaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Joao Bento de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768608J5por
dc.contributor.referee1Lima, Edmilson de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761806Z4por
dc.contributor.referee2Moriguchi, Stella Naomi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoDentre as dificuldades de organizações de base tecnológica que passaram por todo o processo de incubação de empresas, os aspectos mercadológicos apresentam-se como o principal empecilho que compromete sua inserção no mercado, crescimento e a própria sobrevivência. As atividades que visam satisfazer aos clientes e são orientadas para as necessidades do mercado têm um papel importante na minimização das deficiências de marketing dessas empresas. Este trabalho tem como problema de pesquisa verificar a intensidade da orientação para o mercado OPM quanto se baseiam nas informações do mercado nas tomadas de ação, das empresas de uma incubadora em Uberlândia e como essa orientação contribui para a sobrevivência delas. O trabalho é baseado em estudo de levantamento realizado com os proprietários ou gestores destas empresas de Tecnologia da Informação TI, que foram incubadas até 2004 na Incubadora de Empresas de Tecnologia em Software - INETEC, cujo gestor é o Núcleo Softex do Triângulo TRISOFT. O objetivo geral deste trabalho é descrever o impacto da orientação para o mercado sobre a sobrevivência das empresas incubadas na INETEC e para realizar esse estudo será utilizada uma escala de medição de nível de OPM complementada com outras questões pertinentes aos objetivos específicos definidos. A principal conclusão deste estudo foi a constatação da existência de uma sensível orientação para o mercado nas tomadas de decisões das empresas incubadas na INETEC. Verificou-se, também, que as empresas sobreviventes foram as que apresentaram maior nível de orientação para o mercado. Essas informações poderão contribuir para o planejamento dos negócios das próximas empresas a serem incubadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757362-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

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