Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat |
| Autor: | Bevilacqua, Sólon |
| Primer orientador: | Moriguchi, Stella Naomi |
| Primer miembro de la banca: | Valadão Júnior, Valdir Machado |
| Segundo miembro de la banca: | Murakami, Luiz Carlos |
| Resumen: | A adoção de novas tecnologias é motivação de estudo para inúmeros autores de Marketing, como Parasuraman e Colby (2001) que desenvolveram uma metodologia denominada Technology Readiness Index (TRI) para identificar a prontidão dos indivíduos a adotar produtos e serviços tecnológicos. A partir dessa metodologia, o objetivo desse estudo é identificar a prontidão dos clientes/alunos do curso de administração da Fucamp para a adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, particularmente, um jogo de empresas. O estudo tem caráter exploratório e descritivo e a partir do emprego da Análise Fatorial, foi possível identificar as variáveis consideradas mais importantes para a adoção dessa tecnologia, associadas a três dimensões: otimismo, inovatividade e prontidão. Esse estudo indica possibilidade de estudos futuros de caráter causal, providos de maior amplitude na área de aprendizagem em Administração. |
| Abstract: | The adoption of new technologies is the study motivation for a great number of marketing authors, such as Parasuraman e Colby (2001) who have developed a methodology called Technology Readiness Index (TRI) to identify the readiness of people to adopt technologic products and services. From the point of view of this methodology, the objective of this research is to identify the readiness of the students / clients of business school of Fucamp in order to adopt the new strategies of learningteaching, specially, a business game. This study has exploratory and descriptive character and by using the Factorial Analisys, it was possible to identify the most important variables to adopt this technology, associated to three dimensions: optimism, inovativeness and readiness. This research indicates the possibility of future studies of casual character, provided of a bigger range in the learning area of business. |
| Palabras clave: | Administração de empresas Estudo e ensino (Superior) Business Study and teaching process (Undergraduation) Learning Business games Administração de empresas - Estudo e ensino (Superior) |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Sigla de la institución: | UFU |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Administração |
| Cita: | BEVILACQUA, Sólon. A prontidão para a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem em Administração o caso Goliat. 2009. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11923 |
| Fecha de defensa: | 10-ago-2009 |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Administração |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Solon.pdf | 637.77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
